Quinta, 21 Setembro 2023 17:23

À comunidade FEA-RP

Na atual gestão reitoral, 559 novos claros (vagas de docentes) foram abertos para toda a USP em abril de 2022, de forma proporcional às perdas de cada unidade. Na ocasião, a FEA-RP recebeu quatro vagas - duas para uso em 2022/2023, outra para 2024 e a última para uso em 2025 - e cujas contratações foram autorizadas antes do prazo. Além disso, em função de uma exoneração a pedido, recebemos mais um claro. Desse total de cinco claros, dois foram destinados ao Departamento de Administração, dois ao Departamento de Contabilidade e um ao Departamento de Economia.

Três desses claros já foram utilizados com a contratação de um professor pelo Departamento de Administração e dois professores pelo Departamento de Contabilidade. Quanto aos dois claros remanescentes, tanto o Departamento de Administração quanto o de Economia estão trilhando o percurso usual, o que envolve a definição da área do concurso, lançamento do edital, abertura de inscrições, formação da banca, realização do concurso propriamente e, finalmente, o processo formal de contratação. Deste modo, espera-se que dois novos professores ingressem no quadro docente da FEA-RP em 2024.

Mais detalhes sobre os esforços empreendidos por toda Universidade na contratação de professores estão disponíveis na recente mensagem do Prof. Carlotti a toda a comunidade USP, que pode ser consultada na íntegra aqui.

A USP tem avançado em diversas áreas. Embora tenhamos detalhado a contratação de professores, é importante citar a contratação em curso de servidores de nível superior e o amplo aumento dos recursos investidos nos programas de permanência estudantil.

O processo de recuperação das perdas relativas ao processo interno de ajuste de contas da USP iniciado em 2014 e aos impactos da pandemia da covid-19 ainda está em curso, e devemos sempre buscar as oportunidades de melhoria. De todo modo, sou extremamente grato ao compromisso de nossa comunidade que manteve suas atividades acadêmicas sem qualquer interrupção ao longo de todos esses anos. Em um momento crítico no qual a fonte de financiamento das Universidades Estaduais Paulistas está em discussão, por causa da Reforma Tributária, devemos nos unir para comunicar a importância da USP para a sociedade. É momento de reconhecer os avanços, apesar das eventuais dificuldades, e lutar pela educação e pela ciência.

Fábio Gomes
Diretor da FEA-RP

Por: Prof. Dr. Fábio Augusto Reis Gomes, Diretor da FEA-RP.

Lido 393 vezes Última modificação em Quinta, 21 Setembro 2023 17:34