Segunda, 28 Agosto 2023 09:53

Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) abre inscrições para o “Prêmio Tese Destaque USP” em 2023

Até 6 de setembro, estão abertas as inscrições para o edital PRPG 19/2023 do “Prêmio Tese Destaque USP”, que está em sua 12ª edição. O objetivo da premiação é “estimular atividades de pesquisa dos alunos matriculados e dos professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade de São Paulo, por meio da identificação e distinção anual do destaque entre teses defendidas, dentro das grandes áreas de conhecimento”.

O prêmio é outorgado anualmente para selecionar a melhor Tese de Doutorado defendida no ano anterior em cada uma das seguintes áreas de atuação: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Interdisciplinar; Ciências Sociais Aplicadas; Inovação; e Popularização da Ciência e Divulgação Científica. Além disso, também haverá premiação para três áreas voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Sustentabilidade; Crédito de Carbono e Economia Circular; e Inclusão Social e Cultural.

Além do referido prêmio, uma premiação será também concedida às(aos) servidoras(es) da USP que tiveram suas teses de Doutorado defendidas, excepcionalmente, nos últimos dois anos (01/01/2021 a 31/12/2022). Nesta categoria, a inscrição poderá ocorrer em qualquer uma das 14 áreas e haverá somente uma premiação, podendo abranger até três áreas distintas (um Prêmio e duas Menções Honrosas).

O autor da Tese Destaque USP receberá um prêmio no valor de R$10.000,00 e seu  orientador um prêmio de R$5.000,00. Os autores e orientadores da Tese Destaque USP e das duas Teses de Menção Honrosa receberão um Diploma de Premiação assinado pelo Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo. Os recursos para a premiação serão provenientes do Convênio USP/Santander e os recursos concedidos aos orientadores deverão seguir as regras de execução orçamentária da USP.

As inscrições serão feitas pelas Comissões Coordenadoras de Programas (CCP), por meio eletrônico através do sistema Tede, selecionando as duas teses que irão concorrer ao prêmio e encaminhando a documentação descrita no edital.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mails: prpg@usp.br ou contato-prpg@usp.br.

O edital contendo a relação de documentos obrigatórios para a inscrição, calendário e critérios de análise pode ser consultado aqui.

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 526 vezes Última modificação em Segunda, 28 Agosto 2023 10:16