Quarta, 05 Abril 2023 13:25

Startup de locação de carros movidos a gás natural criada na USP é destaque em evento de tecnologia

A LoCar, startup fundada pelos ex-alunos Luiz Felipe Ghiraldelli Inácio e Lucas Zombrilli, e pelo ainda acadêmico Gustavo Vieitas Michelin, todos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, foi selecionada para participar do Web Summit Rio, edição brasileira de um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre 1º e 4 de maio.

A startup conta também com a participação de estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com mentoria do professor Marcos Ribeiro Pereira Barretto, da Escola Politécnica (Poli) da USP e também fundador da Poli Angels, associação de investidores, empreendedores e empresários, fundada por ex-alunos da Poli-USP apaixonados por inovação e tecnologia.

Em pé, à esquerda, Luiz Ghiraldelli, à direita Gustavo Vieitas, sentado Lucas Zombrilli, todos da FEA-RP,
idealizadores da LoCar, startup de mobilidade – Foto: Arquivo pessoal

A LoCar é uma startup de gestão de mobilidade, idealizada em 2020, que utiliza automóveis seminovos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) para locar. “Captamos os recursos, adquirimos o veículo, transformamos em GNV e locamos”, contam os idealizadores.

A escolha por veículos GNV se explica, em parte, dizem os uspianos, pelo fato de o combustível ser em média 30% mais eficiente e por representar uma alternativa mais sustentável para o meio ambiente. “Assim, a LoCar consegue praticar um valor de locação em média 20% menor do que a de mercado, o que representa uma economia de até R$ 500 para o motorista de aplicativo. No site da locar.me, o motorista pode inclusive realizar simulações variadas que mostram qual seria seu lucro semanal se comparado a um contrato que ele, por acaso, já tenha”, avaliam.

A captação de recursos se dá por meio de ofertas privadas de mútuos, ou seja, na emissão de títulos de dívida pessoais e intransferíveis, sem possibilidade de comercialização em mercado secundário. “A startup começou com menos de R$ 15 mil e, atualmente, administra quase R$ 1 milhão em ativos”, segundo seus idealizadores.

LoCar na Web Summit Rio

A LoCar foi selecionada para o Alpha Package, na Web Summit Rio, programa exclusivo destinado a startups promissoras. Para Inácio, a apresentação da LoCar em um estande proporcionará maior visibilidade à startup, bem como possibilitará a participação em discussões no formato de mesas-redondas, reuniões com investidores, masterclasses voltadas para startups e muito mais. “Será uma grande oportunidade para expandir seus negócios e trazer ainda mais prestígio à nossa instituição”, conclui o egresso da FEA-RP e cofundador da LoCar.

Para o professor Barretto, “a LoCar representa um modelo diferente de pensar o automóvel e com um potencial a ser explorado”. O professor afirma também que “o grupo se destaca pela qualidade técnica de seus componentes e pelo potencial de inovar e empreender da equipe”.

Já Michelin lembra que a própria USP oportuniza um ambiente convidativo ao desenvolvimento de startups por meio de iniciativas de fomento ao empreendedorismo. O acadêmico cita o Núcleo de Empreendedorismo (NEU), que viabiliza a “conexão com mentores e outras pessoas que são fundamentais para a criação do modelo de negócio e o início das operações”. Michelin destaca, ainda, a estrutura oferecida pela FEA-RP e a existência do Teias, espaço de integração de alunos das diferentes áreas do campus da USP em Ribeirão Preto com a área de negócios, por meio de atividades de promoção do empreendedorismo e da inovação. “A iniciativa é muito interessante, porque ajuda as startups a terem um lugar presencial para se reunirem, no qual os membros podem trabalhar em conjunto no mesmo ambiente, além de toda infraestrutura que o local oferece, como internet, sala de reuniões etc.”

Para mais informações sobre a LoCar, acesse: www.linkedin.com/company/locarme/. Sobre a programação do Web Summit Rio, acesse websummit.com.

Por: Rodrigo Basso, Assessoria de Comunicação FEA-RP

Lido 337 vezes Última modificação em Quarta, 05 Abril 2023 16:19