Sexta, 17 Fevereiro 2023 16:36

Projeto de capacitação em sustentabilidade é oferecido a professores da rede pública de Ribeirão Preto

Capacitar professores da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto, desenvolver material didático sobre questões climáticas e promover conhecimento científico sobre a temática da sustentabilidade aos estudantes estão entre os objetivos iniciais do projeto “Letramento Climático para Educadores da Rede de Ensino Municipal”.

O projeto - idealizado pelo Escritório de Sustentabilidade da FEA-RP - foi contemplado pelo Edital Climate-U, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e, para a sua execução, contou com a parceria do Programa Ribeirão -3°C, projeto associado à Iniciativa do Fórum Permanente de Inovações Urbanas que visa a tornar a área urbana 30% verde até 2030.

Estruturado a partir de quatro módulos temáticos - “A ação climática”, “A ação climática local: enfoque nas cidades”, “Competências e diálogos para a ação climática” e “Recursos pedagógicos para letramento climático” -, o projeto visa à formação de duas turmas. A capacitação da primeira turma do projeto aconteceu entre março e outubro de 2022 e a segunda terá início já a partir do próximo mês.

O plano de trabalho consistiu inicialmente no mapeamento das escolas da rede municipal, para que posteriormente educadores fossem convidados a participar da capacitação e treinamento sobre a temática, integrando de maneira disciplinar e ativa a pauta da ação climática.

Segundo os organizadores, a perspectiva é também ampliar essa formação para outras redes, já que todos os encontros aconteceram de maneira remota e podem ser acessados pelo canal do IEA-RP no YouTube. Para contribuir na capacitação do corpo docente, ao longo dos próximos meses será distribuída a professores da rede pública municipal de ensino uma cartilha com o mesmo nome do projeto, contendo conceitos e informações .

Segundo Adriana Caldana, docente do Departamento de Administração e coordenadora do Escritório de Sustentabilidade da FEA-RP, “o tema [crise climática] é atualmente de grande relevância para a agenda local e global e por isso é de fundamental importância que os educadores estejam aptos a disseminar de forma didática e interessante os conceitos relacionados à sustentabilidade para crianças e adolescentes”.

Adriana é representante brasileira no PRME Expert Pedagogy Group (ExPeG), um grupo que tem como objetivo criar ferramentas pedagógicas que possibilitem professores universitários aprimorar o desenvolvimento holístico de estudantes em escolas de negócios signatárias do PRME e assim fomentar a formação de líderes responsáveis.

A formatura da primeira turma acontecerá em 25 de fevereiro, das 9h às 12h, no Magic Gardens. Além dos integrantes do projeto, estarão presentes ao evento, o Diretor da FEA-RP, Prof. Dr. Fábio Augusto Reis Gomes, além de representantes dos poderes executivo e legislativo municipal. O cronograma das atividades previstas pode ser visualizado aqui (inserir o convite que mandei pelo zap)

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 328 vezes