Quinta, 17 Novembro 2022 13:29

Professor Dutra se aposenta depois de mais de três décadas na Universidade de São Paulo

O professor José Dutra de Oliveira Neto do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP teve sua aposentadoria publicada no Diário Oficial no dia 8 de novembro de 2022, após mais de três décadas dedicadas à Universidade de São Paulo: sete anos como Analista de Sistemas da Prefeitura do Campus Administrativo de Ribeirão Preto (PCARP/USP) e 26 como docente da FEA-RP.

Dutra - como é conhecido entre colegas, servidores e alunos - é graduado em Engenharia Elétrica pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), realizou mestrado na mesma área na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutorado em Controladoria e Contabilidade e livre-docência em Ciências Sociais Aplicadas, ambos na Universidade de São Paulo (USP). Dutra realizou dois pós-doutoramentos financiados pela Fapesp: entre 2008 e 2009 na área de Ciências Sociais Aplicadas na University of Illinois (EUA) e no ano de 2016 em Ciências Humanas na University of New Mexico, no mesmo país.

dutra.jpg
José Dutra de Oliveira Neto. Foto/Reprodução: Acervo FEA-RP

Docente da FEA-RP desde 1996, Dutra foi pioneiro em Learning Management Systems (LMS) - plataformas de ensino que transportam o ambiente educacional presencial para o espaço virtual. Ao longo de sua trajetória acadêmica, atuou nas áreas de Educação a distância, Tecnologias de Aprendizagem, Design Instrucional, Sistemas de Informação e Ensino Contábil e teve forte participação em colegiados: Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FEA-RP (2018- 2020); Presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) (2014-2016) e Vice-presidente da mesma comissão (2017-2018); Membro do Comitê de Gestão e Análise do Sistema Apolo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (2016-2017); Membro titular da Comissão de Informática da FEA-RP (2012-2014) e suplente do Presidente da Comissão (2013-2015); Membro da Congregação da FEA-RP (2012-2014); Membro do Conselho do Departamento de Contabilidade (RCC) (2011-2013) entre outros. Antes de iniciar sua carreira docente, foi Analista de Sistemas da PCARP de 1989 a 1996.

Além disso, foi revisor de periódicos nacionais e internacionais desde 2004, revisor de projeto de fomento junto ao Research Foundation Flanders (FWO) desde 2012, Coordenador do Design Instrucional do curso de graduação semipresencial de licenciatura da Univesp (2010-2011), responsável pela capacitação de tutores no Projeto Redefor (2011-2012) e detentor do primeiro registro de software na unidade, decorrente de orientação sobre jogos e simulação on-line.

O docente é ainda cocriador e Coordenador do Núcleo para o Desenvolvimento de Tecnologia e Ambientes Educacionais (NPT) - grupo criado em 2002 que atuava inicialmente apenas no desenvolvimento de pesquisa na área de tecnologias educacionais e educação a distância. A partir de 2007, tornou-se um Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, passando então a contribuir para o desenvolvimento social por meio de pesquisa e ensino de excelência.

Segundo o vice-chefe do Departamento de Contabilidade da FEA-RP, Prof. Dr. Roni C. Bonizio, alguns aspectos da trajetória do Prof. Dutra merecem destaque. “O primeiro deles está associado ao fato de ser um dos professores pioneiros do departamento em um período caracterizado pelo número restrito de professores, que demandou uma polivalência desses profissionais. Outro ponto de destaque é que o docente recém-aposentado “trouxe muitas inovações para o departamento, especialmente em disciplinas voltadas à Tecnologia da Informação e a Metodologias Inovadoras de Ensino e Pesquisa, muito em parte possibilitadas por sua experiência nos pós-doutorados realizados no exterior”.

Bonizio exemplifica que antes mesmo da pandemia “o docente já mostrava pioneirismo ao oferecer disciplinas a distância e assim colaborar com uma estrutura que foi e é imprescindível para os cursos de graduação e de pós do departamento e da unidade”.

Para Kleber Benatti, Chefe da Seção Técnica de Informática da FEA-RP, “o Prof. Dutra sempre foi mais que um professor, simples consumidor de tecnologia e um dos nossos usuários. Ele é um parceiro da STI. Grande incentivador do uso de recursos de TI na educação, uns dos maiores conhecedores e pioneiro no uso do e-disciplinas na FEA-RP. Muitas vezes foi meu professor e me orientou no uso de muitos recursos dessa plataforma, que é baseada em Moodle. Como membro da antiga Comissão de Informática, colaborou com a normatização e melhoria constante dos recursos de TI na unidade”.

O professor Dutra, o mágico, o criador de abelhas, o pizzaiolo, o famoso Dr. X, como já vi on-line, é mais que um excelente professor e profissional, é um amigo que tenho a honra de ter, dentro e fora da universidade”, acrescenta Benatti.

Docentes, servidores e alunos da FEA-RP agradecem ao Prof. Dutra pelos anos dedicados à docência, pesquisa e extensão e desejam muita saúde para aproveitar os próximos anos.

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 373 vezes Última modificação em Quinta, 17 Novembro 2022 14:11