Segunda, 10 Outubro 2022 18:09

Prof. Marcelo Botelho C. Moraes é reeleito coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-RP

O professor Marcelo Botelho da Costa Moraes foi reeleito coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. A eleição foi realizada em sessão ordinária da Comissão Coordenadora do PPGCC no dia 1 de setembro. O atual suplente do coordenador reeleito é o Prof. Ricardo L. M. da Silva, cujo mandato se encerra em 1 de setembro de 2023.

Segundo Botelho, a área de Contabilidade ainda é relativamente nova no Brasil, com pouco mais de 30 programas, dentre os quais aproximadamente 16 oferecem o doutorado. Para o docente do Departamento de Contabilidade da FEA-RP, a obtenção do conceito cinco da Capes pelo segundo quadriênio consecutivo é “a consolidação de um trabalho de excelência que mostra que a FEA-RP está entre os melhores programas na área de Contábeis”. Diante desse cenário de avaliação periódica dos programas, Botelho enfatiza que o PPGCC já vem promovendo nos últimos dois anos a intensificação da mobilidade de docentes e alunos, principalmente para os Estados Unidos e Europa, de maneira a consolidar a internacionalização do programa e assim tentar alcançar um conceito ainda maior na próxima avaliação.

O Diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont) acrescenta que o bom desempenho do programa parcialmente se explica pela alta demanda em seus processos seletivos, sobretudo de alunos dos próprios cursos de graduação da FEA-RP. Esses alunos têm a possibilidade de ao longo da graduação realizarem disciplinas da pós-graduação na qualidade de alunos especiais e, uma vez que ingressam no mestrado, têm a oportunidade de concluí-lo em um prazo mais curto. Por outro lado, o doutorado atrai alunos de outras instituições, o que possibilita uma seleção de alto nível que impacta positivamente na produtividade do programa. Para o docente, a ausência de políticas públicas que promovam o aumento de oferta de bolsas e o reajuste nos valores pagos impacta negativamente o PPGCC e outros programas de pós-graduação.

O contador destaca que o mercado para o egresso do PPGCC é relativamente grande, seja diretamente para atuação profissional em empresas ou na área da docência tendo em vista as mais de 1.000 instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis atualmente no país.

Botelho é graduado em Contabilidade pela FEA-RP, possui mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em ciências na área de Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento, ambos pela EESC/USP. Realizou pós-doutoramento na área de Contabilidade Financeira no MIT, é membro da American Accounting Association (AAA) e Coordenador Regional para o Brasil da International Accounting Section (IAS AAA) e membro do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis da FEA-RP USP (InCont USP).

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 508 vezes