Quinta, 08 Setembro 2022 13:08

USP reúne em Bauru grupos do Programa de Educação Tutorial de todos os campi

No próximo dia 17 de setembro estarão reunidos no campus de Bauru representantes dos 22 grupos PET (Programa de Educação Tutorial) MEC/Sisu da Universidade de São Paulo. Trata-se da 20ª edição do EPETUSP, encontro anual que objetiva compartilhar e discutir as experiências, conquistas e desafios que esses programas encontram na realização de suas atividades.

O evento, que acontece no Teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), também busca consolidar os PETs USP, melhorar a comunicação, aprimorar o programa, aprender com os trabalhos dos demais grupos, incentivar colaborações e parcerias, bem como promover a continuidade dos trabalhos discutidos nos encontros regionais e nacionais.

Para o pró-reitor de Graduação da USP, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, que estará presente no encontro, o EPETUSP é um “momento privilegiado para troca de experiências e discussão de propostas para o aprimoramento da educação tutorial em nossa Universidade. Esperamos poder reunir discentes e docentes envolvidos nos 22 projetos de educação tutorial da USP para discutir o papel das tecnologias digitais na disseminação do conhecimento respaldado pela ciência e o papel da USP nesse contexto".

Além do pró-reitor Segurado, o evento contará com a participação do pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira; diretora da FOB-USP, Marília Afonso Rabelo Buzalaf; vice-diretor da FOB-USP, Carlos Ferreira dos Santos, e dos professores palestrantes Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC), Chao Lung Wen (FMUSP) e Luciano Basso, presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento do EPETUSP, entre outros.

Cultura digital

“A proposta deste ano é possibilitar reflexões sobre o impacto da cultura digital, que ficou tão evidente durante o período de isolamento pela pandemia da covid-19, na sociedade em termos de formação acadêmica e profissional”, informa a coordenadora do PET Odontologia da FOB-USP, professora Ana Carolina Magalhães, membro da organização do XX EPETUSP juntamente com a professora Wanderléia Quinhoneiro Blasca, coordenadora do PET Fonoaudiologia.

Neste contexto de cultura digital, segundo a professora Magalhães, também serão discutidas a “disseminação e absorção de informação política e o impacto social da formação e informação adequadamente ou não disseminadas digitalmente. Favorecendo, não apenas a formação diferenciada do(a) PETiano(a), mas também, a elaboração de propostas de ações conjuntas interdisciplinares entre os diferentes grupos neste tema”.

A programação deste ano contará com palestra, mesa-redonda e apresentação de 17 trabalhos dos grupos PET da USP sobre ações concluídas e/ou em andamento. Também serão organizados grupos de discussões com as abordagens: a) papel do PET em traduzir informações técnica-científicas à sociedade; b) papel do PET na disseminação da informação científica entre seus pares, c) como combater fake news e seu impacto na ciência?

Esta é a terceira vez que o evento é realizado no campus de Bauru, as edições anteriores aconteceram em 2005 e 2016.

Programação do XX EPETUSP

Via: Assessoria de Comunicação do Campus USP de Bauru