Sexta, 29 Julho 2022 10:35

João Luiz Passador é novo chefe do Departamento de Administração da FEA-RP

(1 Voto)

O professor João Luiz Passador foi eleito o novo chefe do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP e contará ainda com a professora Silvia Inês Dallavalle de Pádua na qualidade de vice-chefe.

O mandato da nova gestão terá início no dia 11 de agosto de 2022 e terminará em 10 de agosto de 2024. Até o início da nova gestão, a referida chefia ficará sob a responsabilidade do Prof. Dr. Marcos Fava Neves, decano do Departamento de Administração, que nesse ínterim será responsável por convocar e presidir as reuniões do Conselho, representar o departamento na Congregação e no Conselho Técnico Administrativo (CTA) da unidade, além de orientar as atividades do pessoal docente, técnico e administrativo do departamento.

De acordo com Passador, duas circunstâncias são bastante recentes e importantes para a Universidade, em geral, e para o Departamento de Administração, em particular.

“A primeira é a experiência da pandemia que intensificou o uso de pedagogias baseadas em tecnologias de informação eletrônica que abriram um universo de possibilidades pedagógicas relativamente pouco consideradas e utilizadas até o momento anterior ao início do ano letivo de 2020. A palavra de ordem hoje em ensino é ‘Pedagogias Ativas’. Não é possível ficarmos mais indiferentes às contribuições do EaD e suas enormes possibilidades de utilização para o aprendizado em educação formal universitária, com destaque para a formação de administradores profissionais, egressos dos nossos cursos. Também a pesquisa, a difusão científica e a formação de novos docentes estão prestigiadas por estas bases tecnológicas, incluindo o potencial de internacionalização, facilitando a organização e realização de cursos com participação de docentes e alunos estrangeiros, nos dois sentidos da mobilidade, bem como a formação e perpetuação de grupos de pesquisa em rede com instituições e pesquisadores do exterior.”

Além disso, o novo chefe do departamento acrescenta que “a política de cotas da USP definitivamente vem renovando o perfil médio dos nossos alunos, potencializando compromissos com maior responsabilidade nas dimensões social, econômica e ambiental. Este cenário contribui com a perspectiva mais sensível, refinada e efetiva da contribuição da universidade pública perante a sociedade que a sustenta com seus mais nobres recursos. São, assim, os conceitos aprimorados de impacto e relevância produzindo seus efeitos, os quais são ainda mais significativos para os cursos classificados dentro das ciências sociais aplicadas, com mais vocação para a extensão universitária, como é, por excelência, o caso do curso de Administração”.

“Por fim, é de interesse desta gestão estimular que esta clássica e tradicional multidisciplinaridade do currículo do curso de Administração caminhe para uma maior integração entre disciplinas, buscando cada vez mais transdisciplinaridade, ou seja, que o administrador aqui formado seja capaz de realizar diagnósticos, propor soluções estratégicas, aplicá-las e controlar resultados sob a perspectiva da complexidade. A tarefa não é trivial, porém plenamente exequível”, conclui o docente.

Passador é graduado em Administração pela FGV e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Realizou especialização no Program International In Management, na Università Commerciale Luigi Bocconi, Itália, e possui mestrado em Administração Pública e Governo e doutorado em Administração de Empresas, ambas pela FGV. Livre docente pela FEA-RP e Professor Titular no Departamento de Administração da unidade, desde 2021 é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da FEA-RP. É também docente no Programa de Pós-Graduação da Medicina-RP da USP e coordenador do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), com ênfase na pesquisa de cooperação e gestão de redes interorganizacionais, políticas públicas para o desenvolvimento e educação formal de gestores. A partir de 2006 passou a ser Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e desde 2018 é Assessor Técnico de Gabinete I na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Com graduação em Análise de Sistemas, Silvia - que é docente da unidade desde 2008 - realizou mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia Mecânica, ambos na Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado pela Faculdade de Engenharia de Bauru (Unesp) e no ano de 2014 obteve a livre-docência junto à FEA-RP. Desde 2009 Silvia ministra disciplinas na Fundace, tendo assumido a direção de diferentes cursos junto à fundação. Foi docente ainda na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Taquaritinga-SP, Centro Universitário Barão de Mauá, Uniararas e Faban. Além disso, Silvia é revisora em periódicos nacionais e internacionais, bem como de projetos de fomento junto à Fapesp e à Research Foundation Flanders, e possui como linhas de pesquisa as áreas de Gerenciamento de Processos de Negócios e Gestão da Tecnologia da Informação.

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 898 vezes