Segunda, 30 Setembro 2013 15:16

Conselho Universitário realiza reunião para analisar propostas sobre mudanças no processo de escolha do reitor

Nesta terça-feira (1º), o Conselho Universitário (Co) da USP se reunirá para deliberar sobre a possibilidade de mudanças no processo de escolha do reitor. O colegiado irá analisar as várias propostas submetidas ao processo de debates, que teve início em julho com a carta aberta escrita pelo atual reitor, João Grandino Rodas, sobre a ampliação da democracia na Universidade.

A FEA-RP será representada pelo diretor Sigismundo Bialoskorski Neto, que irá levar ao Co a concordância com proposta dos diretores da USP, que inclui a inscrição por chapa (reitor e vice) com apresentação de programa de ação para o mandato. "Porém, ao contrário da proposta dos diretores, vamos fazer a observação de que a eleição deve ter dois turnos, com o mesmo colégio eleitoral", disse Bialoskorski Neto.

De acordo com ele, a Faculdade irá apoiar a proposta dos diretores porque é a única mais viável. "Anteriormente a FEA-RP sugeriu, em reunião com os diretores, que a gestão da Universidade fosse profissionalizada para se aproximar das grandes universidades internacionais e consequentemente internacionalizar também a gestão", comentou. Ainda segundo ele, essa proposta foi considerada inoportuna no atual estágio de desenvolvimento da USP e de como está encaminhada a discussão da democracia.

Cada unidade da USP deliberou, em Congregação, um modelo ideal de eleições. Além disso, as entidades representantes das categorias da Universidade também deliberaram propostas diversas.

As eleições para reitor e vice estão previstas para acontecer em novembro deste ano. Atualmente, a escolha se dá de modo indireto, já que o artigo 36 do Estatuto da USP prevê que o dirigente seja indicado pelo governador, dentro de uma lista tríplice de candidatos. A relação é formulada em dois turnos, sendo que no primeiro, membros da Assembleia Universitária elegem oito nomes para integrar a lista. No segundo turno, três candidatos, dos oito, são eleitos apenas pelos membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais.

Em setembro, a FEA-RP realizou discussão geral e reunião extraordinária da Congregação para debater a ampliação da democracia na USP. Saiba mais:

- Discussão geral

- Reunião extraordinária da Congregação