Quarta, 17 Agosto 2016 14:37

Pé de Meia realiza palestra inaugural de programa de educação financeira da Academia da Força Aérea

O projeto Pé de Meia realizou no dia 10 de agosto a palestra inaugural de um programa de educação financeira da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga. Cerca de 700 cadetes participaram da palestra.

“Foi uma honra para o Pé de Meia”, afirma o coordenador do projeto, professor Alexandre Nicolella. Esse é o maior público que o projeto Pé de Meia já reuniu em apenas uma apresentação.

Na palestra, Nicolella apresentou alguns conceitos básicos sobre educação financeira, que serão aprofundados durante o programa da AFA, que oferecerá aulas sobre o tema para todos os esquadrões.

“É muito importante que a AFA esteja preocupada com a mudança de vida que os cadetes terão no futuro e ofereça ferramentas para que eles façam essa transição da melhor forma possível”, avalia o professor.

O programa de educação financeira da AFA foi idealizado pela 2º tenente Arethuza Helena Zero, Oficial do Magistério Superior e doutora em desenvolvimento econômico. Ela percebeu a necessidade de trabalhar o tema porque ao se formar, muitos cadetes já tinham adquirido dívidas. “Por meio do programa, trabalharemos temas específicos para cada esquadrão”, conta.

Por exemplo, o 1º esquadrão terá aulas voltadas sobre o que é educação financeira. Já o 2º esquadrão receberá lições sobre como poupar, como comprar, financiamentos etc. Enquanto isso, o 3º esquadrão verá como o estresse financeiro pode afetar a vida pessoal e conhecerá mais sobre crediário e cartão de crédito. Já o 4º esquadrão verá metas e objetivos de médio e longo prazo, investimentos e empreendedorismo.

“Vamos começar esse programa com os cadetes, mas a ideia é que em breve o corpo efetivo, formado por soldados e civis, também tenha a oportunidade de receber aulas de educação financeira”, afirma a idealizadora do programa.

Fotos: Sargento Augusto Ribeiro

- Pé de Meia
O Pé de Meia surgiu da ideia de conscientizar jovens estudantes sobre a importância de contribuírem com o planejamento familiar. Desenvolvido pelo Clube de Mercado Financeiro, conta com a supervisão do professor Alexandre Nicolella e da assistente acadêmica Cristina Bernardi Lima.

O piloto do projeto foi realizado em uma escola de Ribeirão Preto, no final de 2012. Em maio do ano seguinte, o projeto foi implantado pela primeira vez de forma integral na cidade de Altinópolis e no mesmo ano foi destaque de reportagem do programa Globo Repórter. Desde então, já atendeu mais de 4.600 pessoas e se estendeu para todo o Brasil.

Para saber mais sobre o Projeto, acesse: www.fearp.usp.br/pt-br/pedemeia/inicial.html

Lido 2228 vezes Última modificação em Quarta, 17 Agosto 2016 18:31