Quarta, 29 Junho 2016 17:01

Enactus participará do maior evento de empreendedorismo social do Brasil

A Enactus FEA-RP/USP participa nos dias 7 e 8 de julho, em Fortaleza - CE, da 16ª edição do Campeonato Nacional Enactus. Promovido pela Enactus Brasil, evento tem como objetivo premiar os projetos de melhores desempenhos e proporcionar aos times a oportunidade de conhecer estudantes e executivos que acreditam no empreendedorismo social.

A equipe da FEA-RP irá representar a extensão universitária da USP Ribeirão com os projetos Tio João, HospitaLAR, Cidade Locomotiva e Ceuci. Com os quatro projetos, a equipe concorrerá na liga principal do campeonato, concorrendo a uma vaga para disputar a Enactus World Cup 2016, que será realizada no Canadá, de 28 a 30 de setembro.

A apresentação dos projetos inclui seus impactos, metas e resultados obtidos. Além do campeonato, a equipe participará do I Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil, que discutirá temas como mobilização social, políticas públicas e educação, responsabilidade socioambiental e a presença da universidade na comunidade na qual está inserida.

A Enactus FEA-RP/USP irá apresentar os quatro projetos que desenvolve. O projeto Tio João, voltado à comunidade do bairro Vila Elisa, tem como missão formar e desenvolver crianças e jovens como cidadãos empreendedores de suas vidas em um ambiente acolhedor e estimulante. Para isso, está revitalizando o antigo Lar Acolhedor de Menores (LARAM), hoje Instituto Tio João, onde são oferecidas atividades e capacitação que possibilitam desenvolvimento pessoal, lazer, educação e cultura.

O HospitaLAR, por sua vez, tem como missão desenvolver uma metodologia de gestão hospitalar empreendedora para hospitais de retaguarda e promover a humanização de funcionários, familiares e pacientes. Inicialmente atua no Cantinho do Céu, que oferece atendimento a pessoas com sequelas severas, múltiplas e irreversíveis decorrentes principalmente de Paralisia Cerebral. Lá, tem realizado atividades que possibilitem a melhora na gestão da instituição e que possam dar início à construção da metodologia. Neste mês, começou também a atuar no Hospital de Retaguarda Francisco de Assis, que presta assistência a enfermos acamados em grave estado de saúde.

O projeto Cidade Locomotiva atua na comunidade de mesmo nome, onde identificou carências que envolvem a infraestrutura extremamente precária e a falta de oportunidades de emprego e geração de renda. Sendo assim, o projeto tem como missão unir forças para empoderar a comunidade e gerar renda por meio de capacitação, emprego e empreendedorismo.

O Ceuci trabalhará com ativos biológicos que gerarão renda e redução de impacto ambiental, para reduzir o volume de casos de dengue, chikungunya e zika. Entre ações previstas estão a implantação de hortas urbanas, realização de atividades de coleta e triagem de materiais recicláveis e o investimentos em repelentes e armadilhas com feromônios. Inicialmente, atuará no bairro Jardim Recreio e na Cidade Locomotiva.

Para saber mais sobre o campeonato e a Enactus, acesse: http://www.enactus.org.br/

Acompanhe o trabalho da Enactus FEA-RP/USP, na página do Facebook: https://www.facebook.com/EnactusFEARPUSP/?fref=ts

Lido 3253 vezes Última modificação em Quarta, 29 Junho 2016 17:10