Quarta, 29 Junho 2016 17:31

Desfibrilador oferece mais segurança à comunidade da FEA-RP

A partir desta quarta-feira (29), alunos, funcionários, professores e demais frequentadores da FEA-RP já podem se sentir mais seguros com a instalação de um Desfibrilador Externo Automático. Ao todo, 34 aparelhos estão sendo instalados no campus, em uma ação coordenada pela Comissão de Atendimento às Emergências Médicas do campus (CAEM).

Na FEA-RP, o equipamento está localizado no saguão do Bloco A que dá acesso aos departamentos e poderá ser utilizado em casos de parada cardiorrespiratória. A simples abertura da caixa onde ele está acondicionado aciona automaticamente um alarme na sede da Guarda Universitária do campus, que destacará equipes até a ocorrência e acompanhará a viatura da empresa de resgate médico em sua locomoção dentro do campus até o local do atendimento.

O Desfibrilador Externo Automático é de fácil utilização e autoexplicativo. Assim que ligado, mensagens de voz gravadas orientam a sua utilização. Sua instalação é uma das ações coordenadas pela CAEM, entidade que já tem realizado treinamentos para funcionários das Unidades. Foram treinados inicialmente os membros das brigadas de incêndio.

“De qualquer forma, em caso de emergência médica, a primeira medida a ser tomada é o acionamento do serviço de ambulância”, lembra Adriano Alves Apolinário da Silva, representante da FEA-RP na CAEM. A empresa, que atende todo o campus da USP em Ribeirão, é a Medicar, cujos telefones são 0800-9415455 e 3512-4433.

Ao prestar os primeiros socorros, deve-se fazer o contato telefônico e informar ao médico regulador as condições do paciente. É recomendável também solicitar ao funcionário da portaria mais próxima que reforce a necessidade de suporte junto a Guarda Universitária (15-3600 ou 15-3700) para acompanhar a ambulância até o local onde a vítima se encontra.

Lido 2501 vezes Última modificação em Quarta, 29 Junho 2016 17:39