Segunda, 07 Março 2016 15:08

Trainee: preparação para os processos seletivos começa cedo

Parece muito cedo para começar a pensar nos processos seletivos dos disputados programas de trainee ainda nos primeiros anos do curso de graduação? Quem já foi aprovado garante que não.

Mariele Rios Borges, formanda de 2015 em Administração, se inscreveu em diversos processos seletivos e foi aprovada em dois: Cnova e BRMalls. Ela garante que para conquistar as vagas a preparação foi de longo prazo e cumulativa.

“Acredito que a preparação mais forte eu desenvolvi ao longo dos cinco anos de graduação, durante as viagens que fiz, os trabalhos em grupo e por meio da inteligência emocional que construí nos estágios que realizei”, conta Mariele, destacando atividades extracurriculares realizadas como iniciação científica, participação em projeto social e intercâmbio.

Começar a se preparar cedo para disputar uma vaga de trainee ajuda o aluno a se manter organizado. Já visualizando como seria a fase de entrevistas dos processos seletivos, Vladimir Caridá, formando de 2015 em Economia Empresarial e Controladoria, iniciou a leitura de jornais diariamente.

“Para entrevistas, é bem comum perguntas sobre atualidades e um hábito que me ajudou bastante foi começar a ler jornal todas as manhãs durante os dois últimos anos de faculdade”, explica ele, que foi aprovado nos programas do BTG e do Itaú.

A organização também fez diferença na preparação de Matheus Merlo, formando de 2015 em Administração. “Me organizei para que no meu último semestre letivo tivesse apenas o TCC II, assim tive tempo para estudar as empresas, realizar os testes online e principalmente viajar para as etapas presenciais”, comenta.

Para quem já passou dos anos iniciais do curso e decidiu prestar os processos seletivos, ainda dá tempo. Lenise Gonçalves, formanda de 2015 em Economia Empresarial e Controladoria, dá a dica. “Não deixem de prestar. O final do curso costuma ser bem movimentado, com monografia, estágio e matérias, mas tentem de alguma forma encaixar os processos em sua agenda”, diz, lembrando que eles tomam tempo, “desde a fase de provas online até as etapas presenciais que, na maioria das vezes, são em São Paulo.”

Fotos: Arquivo pessoal
lenise mariele matheus vladimir trainee
Lenise, Mariele, Matheus e Vladimir: organização é a palavra-chave na preparação para os processos seletivos

- Diferenciais
Começar a se preparar cedo realmente ajudará o aluno a chegar aos processos seletivos dos programas de trainee com mais chances de conquistar uma vaga. Mas, quais são os outros diferenciais que podem ser decisivos para ser selecionado?

Yug Santana, formando de 2015 em Ciências Contábeis, foi aprovado em cinco processos seletivos, incluindo o do Banco Safra, que teve mais de 33 mil inscritos. Ele comenta que os fatores comportamental e de perfil são os mais analisados nos processos. “Ser uma pessoa que quer fazer diferença é um destaque”, afirma. Escolher uma empresa com perfil parecido com o seu é outra dica dada por Santana. “Mostre vontade de fazer a diferença. Processos de trainee são muito concorridos e a maioria das pessoas na seleção é muito bem qualificada, com ótimas formações, línguas e intercâmbio, então seu diferencial precisa ir além disso.”

Murilo Francisco Merlo, formando de 2015 em Administração, reforça. “Participe de processos de empresas que você se identifique, se prepare bem antes, adquira experiência ao longo dos processos, saiba trabalhar em grupo, treine falar em público e tenha persistência”.

Fotos: Arquivo pessoal
yug   murilo

Yug e Murilo: participe de processos de empresas que você se identifique e se diferencie

Confira aqui a série de reportagens sobre trainee publicadas no site da FEA-RP em 2015.

Lido 5506 vezes