Segunda, 07 Março 2016 15:03

Trainee: fui aprovado. O que acontece agora?

(1 Voto)

Depois de várias provas e entrevistas, o resultado chegou: você foi aprovado. Parabéns! Mas o que acontece agora? Como você deve agir para sobressair durante todo o programa?

Os mais experientes no assunto são unânimes: esse é o momento de você ganhar confiança e ser reconhecido por um trabalho de boa qualidade.

“Durante o trainee de fato, acho que uma boa dica é ‘sempre ir um pouquinho além’ do que é solicitado durante as atividades, assim você sempre supera as expectativas dos seus líderes, além de ganhar confiança também e ser reconhecido por um trabalho de qualidade”, diz Carolina Kia Takada, ex-aluna de Administração e consultora sênior da PwC.

Para Débora Cávoli, ex-aluna de Economia Empresarial e Controladoria e aprovada no trainee da Ernst & Young em 2014, o programa será a oportunidade de o aluno explorar todo o conhecimento adquirido na Faculdade. “O aluno deve encarar o processo de trainee como desenvolvimento pessoal, no sentido de adaptação do conhecimento técnico com as exigências do mercado, tanto no sentido da aplicação do conhecimento, quanto no sentido de porte profissional” conta ela, que atualmente trabalha na área de auditoria contábil da empresa.

Rafael de Almeida Morita, ex-aluno do curso de Administração e atual coordenador de Supply Chain da divisão Swift Mercado da Carne da JBS, afirma que durante o programa de trainee é necessário exercitar a reflexão. “Parece clichê, mas é o que faz a diferença lá dentro. Demonstre confiança e vontade de estar na empresa, genuinamente”, explica. Outra dica dada por ele é conversar com ex-trainees e diretores da empresa. “Uma vez lá dentro, procure ser o melhor naquilo que se propuser a fazer.”

Para desempenhar seu melhor, é necessário deixar as vaidades de lado. “Não é só por ele [aluno] ter passado por um grande processo seletivo, ter se formado em uma ótima faculdade e ter muita capacidade técnica, que ele já está ‘com a carreira feita’”, diz Leonardo Barbosa de Souza, ex-aluno de Economia Empresarial e Controladoria e aprovado no programa de trainee da Reckitt Benckiser em 2014.

Ele comenta que a partir do momento em que o trainee começa a “não performar bem dentro da empresa, ele será visto apenas como um recurso caro e que não está retornando o esperado.” Mas se o trainee se dedicar e tiver boas avaliações, com certeza a carreira será acelerada e o caminho para posições gerenciais e de diretoria será mais curto.

Lido 3181 vezes