Quarta, 24 Fevereiro 2016 14:09

Professora e alunos participam de elaboração de relatório da UNCTAD sobre biocombustíveis

Uma professora e quatro alunos de pós-graduação da FEA-RP participaram da elaboração do relatório “Second-Generation Biofuel Markets: State of Play, Trade and Developing Country Perspectives”, divulgado na terça-feira (23/2) pela United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), ligada à ONU.

Lara Bartocci Liboni, professora do Departamento de Administração, junto aos alunos do doutorado em Administração de Organizações, Marcelo Elias dos Santos e Marlon Fernandes Rodrigues Alves, e do mestrado Larissa Marchiori Pacheco e Bruno Garcia de Oliveira foram os únicos representantes de uma instituição de ensino brasileira na pesquisa.

“Poder participar de um projeto desses é importante não só pelo avanço na pesquisa, mas também pela oportunidade da troca de conhecimento”, afirma a professora Lara.

O relatório aponta que os biocombustíveis avançados feitos a partir de biomassa não alimentar, também conhecidos como biocombustíveis de segunda geração, tornaram-se uma realidade comercial. Essa realidade ocorre em meio ao contexto de tecnologias avançadas, pressões econômicas e políticas para agir sobre as alterações climáticas.

Na sequência dos compromissos ambientais que os países fizeram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do acordo sobre alterações climáticas firmados no Paris COP21, o relatório se concentra em como o mercado de biocombustíveis de segunda geração pode ser explorado e como tornar a tecnologia disponível em países em desenvolvimento.

Com um foco específico em etanol celulósico, um novo tipo de biocombustível produzido a partir de madeira, grama ou partes não comestíveis de plantas, o relatório oferece uma análise abrangente a partir de 2015-2016 do setor de biocombustíveis de segunda geração.

O relatório está disponível, em inglês, no site http://unctad.org/en/pages/PublicationWebflyer.aspx?publicationid=1455

Lido 3606 vezes Última modificação em Quarta, 24 Fevereiro 2016 16:41