Segunda, 17 Novembro 2014 11:38

Comissão USP Recicla apresenta balanço de atividades realizadas e projetos futuros

A Comissão USP Recicla apresentou um balanço de atividades realizadas de julho de 2013 a julho de 2014 e os projetos que devem ser trabalhados até julho de 2015. A apresentação ocorreu durante o Encontro de Coroamento das Atividades de 2014 das Comissões do Programa USP Recicla do Campus de Ribeirão Preto, realizado no Anfiteatro da Faculdade na sexta-feira (14).

A apresentação foi realizada pela coordenadora da Comissão na FEA-RP, professora Valquiria Padilha. Dentre os projetos futuros destacados por ela estão:
- Dar continuidade ao mapeamento dos resíduos sólidos na FEA-RP, buscando soluções para os problemas encontrados: uso correto das lixeiras pelos usuários e separação correta pelo pessoal terceirizado responsável pela faxina diária;
- Criar um sistema de comunicação e conscientização na Unidade em relação às diretrizes do Programa USP Recicla e questões de educação socioambiental, focando alunos, prioritariamente;
- Estimular que os alunos desenvolvam projetos de pesquisa relacionados à temática da sustentabilidade, da educação ambiental, do Programa USP Recicla, sobre consumismo e geração de resíduos, sobre a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), dentre outros temas correlatos.

Dentre as atividades realizadas pela Comissão durante o período, Valquíria destacou a pesquisa "USP Recicla e Meio Ambiente: o olhar da FEA-RP", aplicada no primeiro semestre de 2013. O trabalho foi publicado em uma cartilha, distribuída a professores, funcionários e alunos.

A professora também ressaltou a inserção de diretrizes do Programa USP Recicla no Edital de Licitação da cantina da FEA-RP. Ainda dentre as atividades realizadas, Valquiria falou sobre a realização de palestras aos calouros para entrega das canecas duráveis, visita à Cooperativa Mãos Dadas, Estante de Trocas, gerenciamento de resíduos sólidos e a aprovação pelo CTA do regulamento da Comissão.

- Encontro
O Encontro de Coroamento das Atividades de 2014 das Comissões do Programa USP Recicla do Campus de Ribeirão Preto contou com a apresentação das comissões da Faculdade de Medicina (FMRP), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP), Faculdade de Direito (FDRP), Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP), Escola de Enfermagem (EERP), Faculdade de Odontologia (FORP), Prefeitura do Campus (PUSP), CIRP e Superintendência de Gestão Ambiental (SGA).

A abertura do evento foi realizada pelo vice-diretor, Walter Belluzzo Júnior, que destacou o trabalho realizado pelas comissões em todo o Campus, especialmente na FEA-RP. "Parabéns pelo empenho e ações que todas as comissões realizam. O trabalho de vocês pode não ser percebido por todos, mas é muito importante", disse.

Foto: Luiz Fernando Laguna

Professora Valquiria Padilha apresentou balanço das atividades do USP Recicla na FEA-RP

Lido 1719 vezes Última modificação em Quarta, 19 Novembro 2014 14:36