Quarta, 30 Abril 2014 18:47

Sistemas de Gestão são lançados em comemoração aos 22 anos da FEA-RP

No ensino público, aspectos de planejamento e gestão são de fundamental importância e para planejar e gerir, são necessárias áreas de planejamento e controladoria que só se tornam viáveis com o uso de sistemas que possibilitem a coleta de informações. Preocupada com isso, a FEA-RP desenvolveu uma série de sistemas que foram apresentados ao reitor Marco Antonio Zago na última sexta-feira (25).

Os responsáveis pelo desenvolvimento do Sistema de Apoio à Gestão Docente (SAGED), Sistema de Indicadores (SIND), Sistema de Colegiados (SICO), Sistema de Informação Gerencial (SIG) e Sistema de Frequência realizaram uma breve apresentação para o reitor sobre seus objetivos e funcionalidades. (Veja mais sobre os sistemas abaixo)

Zago cumprimentou pelos sistemas que estão sendo implementados na FEA-RP e lembrou que esse progresso é que permite ao gestor ter visão ampla do que está acontecendo, pois a Universidade precisa de metas e sistemas para ser administrada. "Temos dificuldades para saber e controlar tudo o que acontece, para saber da nossa eficiência, a começar pelos cursos de graduação", disse.

Confira as fotos da apresentação dos sistemas:

- Conheça os Sistemas de Gestão da FEA-RP
Sistema de Apoio à Gestão Docente (SAGED): tem como objetivo principal a emissão de relatório gerencial a respeito das atividades que os docentes desenvolvem de acordo com as questões levantadas pela Reitoria no formulário de progressão de carreira docente. Neste relatório, o docente consegue verificar sua produção, conforme cadastrada no Lattes, em cerca de 18 quesitos distintos e verificar quais os valores máximo, mínimo e médio atingidos pelos seus pares do departamento em um período de tempo. Com essas informações, o Chefe do Departamento ou o Diretor da Unidade conseguem tomar decisões mais embasadas a respeito das metas e objetivos coletivos, como, por exemplo, incentivar publicações ou linhas de pesquisa.

Sistema de Indicadores (SIND): O Sistema de Indicadores é um sistema de extração e manipulação de bases de dados das mais diversas localidades como Júpiter, Marte, Janus e Lattes. O objetivo é ter uma plataforma na qual possam ser organizados os dados de forma concisa e objetiva para auxiliar nas tomadas de decisões dos mais diversos níveis hierárquicos da USP, respeitando sempre a visibilidade de informações que cada nível possa ter. Por ser um sistema flexível, a fonte de dado pode vir virtualmente de qualquer lugar e as informações são organizadas em forma de tabelas e gráficos que podem ser exportados para ferramentas como o Excel para um melhor manuseio por parte do usuário. Esse Sistema coleta e exibe dados das atividades nas salas de aula, de docentes e alunos, como médias, frequências, aprovações e reprovações, gerando métricas de desempenho de turmas e alunos.

Sistema de Colegiados (SICO): Sistema de apoio aos colegiados, desenvolvido na FEA-RP com o objetivo de padronizar os procedimentos e evitar o desperdício de tempo com a repetição de atividades nos diferentes colegiados, especialmente para a elaboração de pautas, despachos, atas, convocações, listas de presença, controle de mandatos etc. O Sistema prevê ainda o encaminhamento de itens de pauta para outros colegiados, gerando atas e decisões.

Sistema de Frequência: Software e hardware desenvolvido por uma empresa privada para implantação do projeto piloto em parceria com a FEA-RP. O sistema possibilita o registro das ementas das disciplinas oferecidas, bem como a frequência de alunos e professores às aulas, possibilitando a emissão imediata de relatórios gerenciais às coordenações de cursos.

Sistema de Informação Gerencial (SIG): Sistema adquirido e customizado pela FEA-RP, visando o controle de saldo orçamentário e extraorçamentário por Centro de Despesas, ou seja, de acordo com cada verba específica recebida pela Unidade (Básica, Manutenção, Informática, Projetos de Pesquisas, Núcleos, Departamentos, Novos Docentes etc). Com este sistema é possível a Diretoria e os Departamentos acompanharem os saldos de seus recursos / projetos on-line, consultando-os pela internet. Anteriormente, todos estes controles eram feitos em planilhas do Excel individualizadas, totalizando, em média, 150 (cento e cinquenta) projetos específicos.

Lido 2711 vezes