Quarta, 26 Março 2014 17:36

Relatório reúne atividades de sustentabilidade da FEA-RP e propõe metas

A professora Adriana Caldana, do Departamento de Administração, apresentou na reunião da Congregação, nesta quarta-feira (26/3), o relatório da unidade que será submetido ao PRME - Principles for Responsible Management Education, iniciativa internacional inspirada no Pacto Global da ONU, que reúne instituições de ensino de todo o mundo. O objetivo é gerar e disseminar princípios de Educação Gerencial Responsável e práticas de sustentabilidade.

O relatório, que reúne todas as ações de sustentabilidade realizadas no âmbito da FEA-RP, também propõe metas a serem realizadas nos próximos 24 meses. O documento é o primeiro passo para a implementação das propostas do PRME dentro da FEA-RP, que está vinculada à iniciativa desde a realização da RIO+20. Uma comissão na unidade já foi nomeada pela diretoria e é composta por dois docentes representantes de cada departamento, dois funcionários e quatro alunos.

"Identificamos as ações que estão sendo feitas no ensino, pesquisa e extensão e desta forma montamos a primeira parte do relatório", destaca a professora Adriana Caldana. Foram relacionados desde projetos muito bem estruturados como USP Recicla, até ações de iniciativa das entidades estudantis como Júnior FEA-RP, Núcleo de Empreendedores e do Centro de Voluntariado Universitário, material de pesquisa desenvolvido dentro da unidade, grupos de pesquisa e conteúdo de disciplinas que abordam sustentabilidade.

"Nesta primeira etapa já conseguimos o engajamento de professores e alunos. O Núcleo de Responsabilidade Social da Júnior FEA-RP colaborou ativamente com o relatório", lembra a professora Adriana.

O Relatório não é composto apenas de coleta dados, mas inclui um plano de ações e metas para os próximos 24 meses. "São propostas humildes, mas temos ambição de que no médio e longo prazo o desenho curricular seja alterado com base nos princípios do PRME", afirma a professora.

Para os próximos dois anos, as metas incluem a discussão da aplicação dos princípios do PRME dentro das disciplinas, atividade que começa com a apresentação na Congregação e será estendida para o corpo docente como um todo. Outro compromisso da FEA-RP que consta do relatório é o cálculo da emissão de carbono gerado nas atividades da unidade e a compensação por meio de plantio de árvores.

O relatório inclui ainda a criação de um evento anual com CEOs de empresas reconhecidas por suas atividades de responsabilidade social com o objetivo de trazer para a FEA-RP experiências de mercado nesta área. Também está sendo criada uma página do PRME dentro do site da FEA-RP.

Além de novas atividades, a ideia também é incentivar a adesão da comunidade Fearpiana nas atividades que já existem. Para isso, os interessados podem entrar em contato com a Comissão (pelo e-mail caldana@fearp.usp.br) ou com as entidades estudantis.

- FEA-RP no PRME

A Professora Adriana Caldana, que preside a comissão do PRME na faculdade, participou da primeira reunião do capítulo brasileiro (Chapter Brazil) e assumiu a Comissão de Implementação da iniciativa no Brasil.

As primeiras atividades da Comissão serão a criação de uma cartilha com o passo a passo sobre como uma escola de negócios pode se tornar signatária do PRME e como se adequar aos princípios de uma educação gerencial responsável. Também está sendo providenciada a tradução do Inspirational Guide da iniciativa, que inclui práticas de ensino gerencial responsável pelo mundo. Outro projeto é criar um curso de capacitação de gestores para implementar o PRME em suas instituições.

- Pesquisa Mundial

Uma das ações previstas para ser implementada pelo PRME no Brasil é a Pesquisa Mundial de Sustentabilidade, que irá levantar informações sobre o conhecimento de sustentabilidade dos alunos de escolas de negócios e pretende reunir 10 mil respostas. "Vamos poder saber o quanto nosso aluno está conhecendo dos fundamentos e poder comparar com a amostra brasileira e com a mundial", lembra Adriana.

Membros da Comissão PRME da FEA-RP:
Adriana Caldana (presidente)
Lara Liboni (RAD)
Natalia Batista (Titular REC)
Luciano Nakabashi (Suplente REC)
Mariana Fregonesi (Titular RCC)
Amaury Resende (Suplente RCC)
Julio César Borges (Funcionário)
Leonardo Rezende (Funcionário)
Vitoria Varea (Aluna)