Quarta, 26 Fevereiro 2014 18:50

Alunos da FEA-RP falam sobre aprovação nos programas de trainee

Oportunidade de vivenciar diferentes áreas, crescimento rápido, boa exposição e contato com os executivos da empresa são alguns dos benefícios enxergados pelos estudantes nos programas de trainee.

Na FEA-RP, todos os anos diversos alunos e ex-alunos conquistam a chance de participar de vários programas, muitos deles os mais disputados do Brasil. Como é o caso de Thiago Baratho Beato, ex-aluno de Economia Empresarial e Controladoria (ECEC) formado em 2013. Ele conseguiu entrar no Programa Talentos Financeiros 2014 da AmBev e desde janeiro está em treinamento.

Thiago é um dos talentos financeiros AmBev

Os programas de trainee e talentos da AmBev estão entre os mais concorridos do país. Na edição de 2014 do Programa de Trainee, por exemplo, o número de candidatos por vaga foi de 3.387, totalizando mais de 70 mil inscrições.

Em meio à concorrência, a formação na FEA-RP ajudou Beato a conquistar a vaga. "A formação de ponta já é um diferencial gigante no processo e, além disso, a Faculdade nos dá a oportunidade de engajar em atividades extracurriculares muito relevantes", explica ele, que fez parte da Júnior FEA-RP e credita à entidade vários pontos positivos que o ajudaram a ser escolhido entre tantos estudantes no processo seletivo da AmBev.

Para Guilherme Pontes Stefaroli, formado em Ciências Contábeis em 2013 e aprovado no programa da Odebrecht, a participação ativa em entidades estudantis pode fazer a diferença durante os processos seletivos para trainee. "Nelas você consegue desenvolver muitas habilidades que farão a diferença no futuro", diz.

Guilherme foi aprovado na Odebrecht

A alta porcentagem de aprovação de alunos e ex-alunos da FEA-RP em programas de trainee não significa que todo o processo seja fácil. Muitos alunos e ex-alunos que foram aprovados em dois ou três programas chegaram a se inscrever em mais de 20, como é o caso de Fernanda Nunes Mamede Rosa, formada em Administração em 2013 e aprovada em dois programas: Saint Gobain e Cielo, tendo optado pelo último. Na preparação para participar de tantos processos, ela credita os trabalhos em grupo feitos em sala de aula como o grande diferencial. "Os processos cobram bastante desenvolvimento de projetos em grupo, apresentações pessoais e capacidade de raciocínio em situações problema", afirma Fernanda.

Fernanda é trainee Cielo

Quem também se inscreveu em diversos programas é Lais da Silva Ferreira, formada em Economia Empresarial e Controladoria em 2012. Ela foi aprovada em dois programas e escolheu fazer parte da equipe de trainees do Itaú Unibanco. "Para ser aprovada em um programa de trainee, percebi que a preparação tinha que ser algo além do conhecimento técnico desenvolvido em sala de aula e por isso me dediquei a participar de atividades extracurriculares, como estágios e intercâmbio", explica.

Lais optou por ser trainee do Itáu Unibanco

Samir Wanis Fernandes Chelala, formado em Ciências Econômicas em 2011, se inscreveu em mais de 30 processos e também foi aprovado em dois. Ele escolheu ser trainee do Itaú e dentre os diferenciais que o ajudaram a conseguir a vaga ele aponta que morar fora de casa é um fator importante. "Isso nos dá uma vantagem competitiva diante dos outros candidatos, pois temos mais jogo de cintura e sabemos nos adaptar a diferentes situações, características muito valorizadas pelos recrutadores."

Samir também é trainee do Itaú

Você também quer ser trainee? Então aproveite as dicas acima dadas pelos aprovados. Além disso, pesquise sobre o assunto e converse com seus professores. Ao longo do ano, a Newsletter da FEA-RP irá trazer diversas reportagens e entrevistas com os trainees para ajudar na preparação dos nossos alunos para os processos de seleção dos programas de 2015.

Lido 5816 vezes Última modificação em Quarta, 26 Fevereiro 2014 19:29