Quarta, 12 Fevereiro 2014 17:51

Conselho Universitário homologa novos pró-reitores da Universidade

(1 Voto)

Na primeira sessão do Conselho Universitário da gestão do reitor Marco Antonio Zago, realizada no dia 11 de fevereiro, foram homologadas as indicações dos quatro novos pró-reitores da Universidade. São eles: Antonio Carlos Hernandes (Graduação), Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco (Pós-Graduação), José Eduardo Krieger (Pesquisa) e Maria Arminda do Nascimento Arruda (Cultura e Extensão Universitária).

O novo pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, é professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) desde 2008, onde foi diretor no período de 2010 a 2014. Dentre as diretrizes gerais para sua gestão, destacam-se o diálogo e interação permanente com as Unidades e entidades internas e externas à USP, a avaliação/reformulação do mecanismo de ingresso na Universidade, o aprofundamento do processo de inclusão social na Universidade e a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação nos cursos de graduação.

A professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, assume a Pró-Reitoria de Pós-Graduação com os principais desafios de melhorar o impacto acadêmico e tecnológico da ciência gerada na pós-graduação da USP e atingir outros patamares de excelência nos programas, com indicadores de padrão mundial. Para isso, prevê-se a implementação de uma avaliação própria dos programas e o fortalecimento da inserção social dos egressos, entre outras ações.

A Pró-Reitoria de Pesquisa terá como titular o professor de Medicina Molecular do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina, José Eduardo Krieger. Sua gestão terá como principais metas incrementar a pesquisa de qualidade, internacionalizar a pesquisa e identificar nichos de oportunidade em áreas de ponta para serem estimulados.

Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), está à frente da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária há quatro anos. Nesse período, foram criados mecanismos institucionais de suporte e segurança à implementação de novos projetos, como o Programa de Editais e a Tenda Cultural Ortega y Gasset. Como um dos principais eixos da política de cultura e extensão, está a ampliação da vocação da Tenda como espaço fomentador do diálogo entre os diversos saberes produzidos na Universidade e na sociedade.

Além da homologação das indicações dos pró-reitores, foram eleitos os membros das Comissões Permanentes do Conselho Universitário – Comissão de Legislação e Recursos, Comissão de Orçamento e Patrimônio e Comissão de Atividades Acadêmicas — e os membros que irão compor a Comissão Coordenadora dos 80 anos da USP.

Fonte: Assessoria de imprensa da USP

Lido 1228 vezes