Atividades Acadêmicas Complementares (AAC)

As Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) fazem parte da matriz curricular dos cursos de graduação e têm sua exigência embasada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Na USP, a Resolução CoG, CoCEx e CoPq n.º 7788, de 26 de agosto de 2019, instituiu as normas e disciplinas para integralização de créditos de AAC nos currículos dos cursos de graduação. A Portaria Interna PRG n.º 135, de 8 de março de 2021, dispõe sobre a aplicabilidade e o cadastro das AAC no âmbito da USP.

As AAC são classificadas em:

  • AAC de Graduação (AACG)
  • AAC de Pesquisa (AACPq)
  • AAC de Cultura e Extensão Universitária (AACCE)

 

Quem precisa cumprir as AAC?

As AAC são obrigatórias apenas para:

  • ingressantes a partir de 2022 (inclusive)
  • transferidos a partir de 2022 (inclusive)
  • estudantes jubilados que tiveram retorno ao curso aprovado a partir de 2022 (para a estrutura reformulada) 

ATENÇÃO! Estudantes que ingressaram antes de 2022 e que optaram pela migração para a estrutura reformulada, dos cursos 81004 - Bacharelado em Administração e 81201 - Ciências Contábeis, devem verificar a Regra de Transição sobre AAC, disponível nestes links: ADM e CONT.

 

Quantas horas preciso cumprir?

De acordo com as estruturas curriculares vigentes a partir de 2022 (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupCursoLista?codcg=81&tipo=N), são exigidas no mínimo:

  • 300 horas para o curso 81004 - Bacharelado em Administração
  • 240 horas para o curso 81102 - Bacharelado em Ciências Econômicas
  • 180 horas para o curso 81201 - Ciências Contábeis
  • 240 horas para o curso 81302 - Bacharelado em Finanças e Negócios

A Comissão de Graduação da FEA-RP/USP aprovou o limite de até 330 horas de AAC para estudantes do curso 81004, sem necessidade de aprovação pela CG conforme previsto no Artigo 2º, Inciso II, da Portaria Interna PRG nº 135, e de até 300 horas de AAC para estudantes dos demais cursos (81102, 81201 e 81302).

 

Quais atividades são consideradas AAC?

As Comissões de Graduação, de Pesquisa, de Cultura e Extensão Universitária e as Coordenações de Curso da FEA-RP/USP definiram o conjunto de atividades e aprovaram a carga horária para cada tipo de atividade. Consulte a tabela do seu curso:

 

Como realizar o cadastro das AAC?

O requerimento deve ser registado no Sistema Júpiter, conforme modelo de preenchimento disponível abaixo:

  • Ensino
  • Pesquisa (em breve disponibilizaremos)
  • Cultura e Extensão (em breve disponibilizaremos)

Veja o tutorial do cadastro da atividade no sistema Júpiter clicando aqui.

ATENÇÃO! Durante o cadastro, fique atento à vertente da atividade (Graduação, Pesquisa ou de Cultura/Extensão) e informe corretamente a ATIVIDADE conforme indicado no modelo de preenchimento a ser disponibilizado. Os pedidos que não atenderem aos critérios serão indeferidos ou devolvidos para ajustes, acarretando em atrasos na análise.

 

Quando preciso cadastrar/cumprir as AAC?

Recomenda-se solicitar as AAC, no sistema Júpiter, com antecedência de pelo menos um semestre da conclusão do curso, de forma a permitir a verificação do cumprimento da carga horária de AAC exigida pelo seu curso em tempo hábil para a colação de grau. Caso não tenha cumprido a carga horária exigida de AAC, ainda será possível cumprir o restante no semestre subsequente (último semestre para conclusão do curso) com o objetivo de não atrasar sua formação.

Quem não cumprir a carga horária de AAC durante o período em que estiver cursando os créditos de disciplinas obrigatórias, optativas eletivas e optativas livres deve ficar atenta(o) aos motivos que levam ao jubilamento, como por exemplo ultrapassar o prazo máximo de conclusão do curso ou permanecer 2 semestres sem matrícula. Para consultar a regra completa sobre o jubilamento, clique aqui.

 

Como será atribuída a carga horária?

Durante o preenchimento do requerimento no Sistema Júpiter, o estudante deve indicar a carga horária da atividade, conforme valor de referência atribuído na tabela do curso.

Para algumas atividades, como por exemplo ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (no Brasil), a carga horária deve ser calculada conforme indicado na tabela, com exceção do curso ADM:

  • CONT: a cada 120 horas de estágio, o estudante terá direito a 30 horas de AAC
  • ECO: a cada 120 horas de estágio, o estudante terá direito a 60 horas de AAC
  • FINE: a cada 120 horas de estágio, o estudante terá direito a 15 horas de AAC

Sendo assim, a carga horária para estágio (no Brasil) deverá ser calculada e informada até o limite de horas definido para o curso.

 

Como comprovar a realização das AAC?

Todos os requerimentos de AAC devem ser comprovados, conforme documento comprobatório indicado na tabela de referência do curso.

É necessário apresentar documentos que comprovem a realização da atividade cadastrada, como atestados, declarações ou certificados. O arquivo deve estar legível e apresentar o nome do aluno, o tipo de atividade realizada, o período e a carga horária (quando houver).

O Sistema Júpiter disponibiliza, aos estudantes, as declarações de bolsas institucionais da USP como PUB, PAP e PEEG, na opção "Emissão de Documentos" - "Documentos".

 

Se houver dúvidas, favor entrar em contato com o Serviço de Graduação da FEA-RP/USP pelo e-mail atendimentosg@fearp.usp.br.

 

Histórico de alterações regras AAC (já atualizadas nas informações acima)

Novidades

  • O Serviço de Graduação da FEA-RP/USP está realizando atendimento presencial apenas com AGENDAMENTO, que deve ser realizado aqui. O atendimento virtual é realizado pelo e-mail atendimentosg@fearp.usp.br. O horário de atendimento telefônico (16 - 3315-3888) é de 2ª a 6ª, exceto feriados e pontos facultativos, das 9h às 12h e das 15h às 19h30 (período letivo) e das 9h às 18h (período de férias).

  

  • Exercícios Domiciliares - orientações sobre afastamento por COVID-19 ou MONKEYPOX, clique aqui.

 

  • Acessibilidade Pedagógica - estudantes de graduação com demandas por adaptações pedagógicas para acompanhamento do curso. Para acessar o formulário, clique aqui.

 

  • Trancamento Parcial de Disciplinas - 1º semestre de 2024, será de 18/03 a 01/04/2024. Para mais informações, clique aqui.

 

  • Edital PAP 1º semestre de 2024. Para acessar o resultado, clique aqui. 

 

  • Edital PEEG 1º semestre de 2024 - 10 bolsas disponíveis. Para acessar o resultado, clique aqui.