Martes, 13 Agosto 2013 10:05

Projeto capta recursos para bolsas de estudos em música

Professora do Departamento de Administração da FEA-RP, Geciane Porto possui uma sólida carreira acadêmica nas áreas de inovação tecnológica, cooperação universidade-empresa e gestão de Pesquisa & Desenvolvimento. Utilizando esta expertise, ela iniciou uma nova linha de atuação na área social e de incentivo à cultura.

Com o objetivo de viabilizar economicamente o projeto social "Adote um Músico" que oferece bolsas de estudos integrais para um Curso Técnico Profissionalizante de Música, ela elaborou e teve aprovado um projeto de captação de recursos junto ao Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes por meio da destinação do Imposto de Renda.

O projeto tem como objetivo oferecer 30 vagas no curso de 840 horas que é reconhecido pelo MEC e irá habilitar os alunos a serem professores de música, além de oferecer teoria e prática para provas de aptidão, caso queiram prestar vestibular na área da música.

De acordo com Geciane Porto, a iniciativa é muito oportuna para a qualificação profissional dos alunos já que a Lei Federal nº 11.769 prevê a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. "O projeto de captação de recursos está aprovado desde maio e nove bolsistas já estão frequentando as aulas", destaca a professora.

- Como Destinar o seu Imposto de Renda

A destinação de parte do imposto de renda para o projeto Adote um Músico, por meio do Fundo da Criança e do Adolescente de Ribeirão Preto, já está sendo feita desde maio. O processo é simples e prático, por meio do site www.cmdca.ribeiraopreto.sp.gov.br.: 1º) Clique em Guia de Recolhimento, 2º) Emissão da Guia; 3º) Preencha a guia no site; 4º) Selecionar, no item Sensibilizado por: Contraponto Conservatório Musical e Artístico; 5º) Imprimir e recolher em qualquer banco.

Além deste projeto, o CMDCA conta com uma lista de entidades e projetos que abrangem desde atividades assistenciais a criança e ao adolescente a projetos educacionais, culturais e voltados ao esporte.

O valor destinado ao longo do ano calendário tem limite de 6% do Imposto de Renda para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas e será deduzido da próxima declaração anual, porém apenas pessoas físicas que optam pelo modelo completo e empresas tributadas com base no lucro real podem destinar. Informações sobre os procedimentos podem ser obtidas pelo telefone (16) 3625-4790.

- O Curso

Com 840 hora/aula, o Curso Técnico Profissionalizante de Música é ministrado pelo Conservatório Contraponto seguindo as diretrizes do MEC. O conteúdo teórico-prático abrange as áreas de instrumento e voz incluindo: percepção musical, história da música, técnica vocal, música popular e folclórica, instrumento e voz, prática de orquestra e música de câmara, estruturação musical, tecnologia musical e regência coral.

- CMDCA

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), formado por representantes da sociedade civil e do poder público, é responsável pelas políticas públicas de promoção do bem estar social da criança e do adolescente no Município. É o CMDCA que controla o Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente- FMDCA, que recebe as destinações do Imposto de Renda.

Read 1773 times Last modified on Viernes, 06 Septiembre 2013 10:40