Lunes, 21 Noviembre 2022 17:15

Orientações sobre Afastamento por COVID-19 ou MONKEYPOX

(1 Vote)

Os alunos de graduação da FEA-RP que apresentarem sintomas de COVID-19 / Síndrome Gripal, testarem positivo e/ou apresentarem atestado médico para a COVID-19 ou MONKEYPOX devem se afastar imediatamente das atividades acadêmicas presenciais e tratar dos assuntos relativos ao afastamento por meio do formulário disponível aqui.

De acordo com a determinação da Pró-Reitoria de Graduação da USP, esses casos serão tratados da mesma forma que os casos de exercícios domiciliares e as faltas não serão computadas no período do afastamento. Portanto, os docentes responsáveis pelas disciplinas nas quais a(o) estudante estiver matriculada(o) serão comunicados para que sejam justificadas as ausências.

Afastamento simplificado
O procedimento do afastamento simplificado deve ser utilizado apenas em caso de autodeclaração e/ou testagem positiva para covid (sem atestado médico). Este procedimento poderá ser utilizado uma única vez pelo aluno e deve também ser registrado no sistema Júpiter. A tela está disponível em Vacinação COVID-19 > Afastamento Simplificado (veja o tutorial aqui). Se estiver afastado por atestado médico não há necessidade de realizar o cadastro no sistema Júpiter, mas sim no formulário do link acima.

O afastamento simplificado permite que o aluno, desde que cumpridos os requisitos acima, tenha direito a 7 (sete) dias consecutivos de afastamento, a contar do dia seguinte ao do início dos sintomas ou, se assintomático, da coleta do teste por método molecular (RT-PCR ou RT-LAMP) ou do teste de antígeno. No caso de persistirem os sintomas no sétimo dia de afastamento, o aluno poderá solicitar mais 3 (três) dias, totalizando 10 (dez) dias de afastamento.

Outras orientações sobre COVID-19 e o Retorno Seguro podem ser consultadas em https://retornoseguro.usp.br/.

Por: Serviço de Graduação da FEA-RP.

Read 519 times Last modified on Jueves, 27 Abril 2023 08:28