Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Takahashi.

Introdução: O grupo de extensão PIESP - Projetos Inovadores nas Escolas Públicas, é formado porprofessores da FEARP, USP, MBA Gestão de Projetos Inovadores da USP/Fundace, ealunos de graduação da FEARP/USP com uma profunda preocupação na educação nopaís, mas, que podem contribuir na melhoria dos processos e competências deaprendizagem, por meio da longa experiência em metodologias de aprendizagemativas, ageis, e integrais nos cursos de graduação e especialização da USP. O foco deaplicação são as escolas públicas de ensino fundamental 2 e ensino médio, no sentidode promover uma maior transdisciplaneridade, aplicabilidade e vivência, empatia,criatividade e inovação no aprendizado dos alunos. O programa tem a importanteinserção dos graduandos da FEARP-USP.

Nesse contexto, é parte integrante importante, o aprendizado sobre a realidade dasescolas públicas de ensino fundamental 2 e ensino médio, assim como, a adaptação eco-criação das abordagens para essa realidade, inclusive, com um enfoque integrado àpesquisa.

É importante destacar que o PIESP é um programa social, composto por voluntários semqualquer remuneração, e as atividades proporcionadas serão inteiramente gratuitaspara os professores e escolas da rede pública de ensino fundamental 2 e ensino médio.

Objetivos: Aplicação da metodologia “Project Based Learning(PBL)” por meio da prática do“Pensamento Design e Integrador” em atividades de aprendizagem nas escolas públicasde ensino fundamental 2 e ensino médio.

O project based learning com sua abordagem de aprendizagem ativa, centrada no aluno,trabalha com a exploração dos problemas do mundo real, para buscar resolve-los pormeio de projetos.

O grupo possui experiência de cerca de 30 anos em PBL, trabalhando nos cursos degraduação e extensão da USP.

Em um primeiro ciclo, a atuação terá como base as escolas de Ribeirão Preto e região, ena continuidade, o objetivo é expandir para outras cidades.