O Projeto Extensão Solidária iniciou suas atividades em 2011, com um grupo de alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.Tais alunos se dispuseram a criar um projeto de extensão que realizasse atividades que promovessem, de acordo com suas possibilidades, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à  dignidade e ao respeito, para as crianças e jovens em uma comunidade próxima à USP e levassem até ela conhecimentos adquiridos na faculdade, assim como sensibilizasse os graduando com os diferentes cenários da sociedade. O Projeto Extensão Solidária é uma ponte entre a universidade e a comunidade externa, visto que há carência de contato entre ambos os públicos. Desta forma, o público discente consegue trocar experiências com uma realidade que até então pode ser desconhecida, e através de oficinas culturais e pedagógicas, direcionado especialmente a crianças e adolescentes, consegue aplicar seus conhecimentos acadêmicos, a fim de exercer a responsabilidade social como estudante de uma instituição pública. O Projeto visa ser um modelo de extensão universitária que represente à comunidade acadêmica um incentivo às ações sociais, e se tornar uma referência no quesito de desenvolvimento educacional e cultural da sociedade, por meio das intensas trocas de conhecimento entre a comunidade acadêmica e as comunidades locais. O projeto preza por alguns valores que são os pilares para existência e
funcionamento das ações sociais na comunidade, são eles: Comprometimento, Solidariedade, Trabalho em Equipe, Valorização do Ser Humano e Conscientização sustentável.
Para o desenvolvimento das atividades propostas pelo Projeto são organizados equipes, sendo elas : Gestão de Pessoas , marketing, Financeiro , Relações externas, Equipe de atividades e Coordenação Geral.


Coordenador: Prof. Dr. João Luiz Passador
Contato: extensaosolidaria@gmail.com