O Clube de Mercado Financeiro tem como finalidade a disseminação do conhecimento sobre finanças e mercado financeiro em geral, para dentro e fora da faculdade. Através de grupos de estudos interno capacitamos nossos membros para a aplicação de projetos como o Pé de Meia e o Planejamento Financeiro, ambos com apoio de professores da FEA-RP.

O projeto Pé de Meia leva o conhecimento à comunidade em geral através de palestras em dois módulos, o empresarial ou o júnior dependendo do perfil de cada lugar atendido. Temos uma parceria fixa com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP onde atendemos os funcionários que desejam aprender sobre finanças pessoais. Já atendemos dezenas de lugares, como Prefeituras, escolas (públicas e particulares), ONG’s, etc. O Planejamento Financeiro surgiu como uma extensão do Pé de Meia, visando atender as famílias que estão endividadas e desejam sair desse endividamento através de um acompanhamento pessoal de alunos da FEA-RP. O Clube realiza eventos dentro da faculdade com o intuito de levar o conhecimento de mercado financeiro aos alunos e funcionários. As atividades do Clube são relevantes para a população em geral pois é notório que as praticas de finanças pessoais e finanças em geral são pouco conhecidas, o que leva o endividamento de boa parte da população brasileira. Através de nossos projetos tentamos aplicar os conhecimentos adquiridos dentro e fora da sala de aula para auxiliar as pessoas a sair do endividamento ou a se planejar para alcançar algum sonho.

O Clube é composto por um presidente, um vice-presidente, 6 diretores , 3 gerentes e aproximadamente 25 membros, totalizando 36 pessoas em uma estrutura matricial. As diretorias são comunicação e marketing, vendas, eventos, administrativo financeiro, projetos e recursos humanos. Ao entrar, os membros devem escolher uma área entre as citadas anteriormente e um projeto para participar (Pé de Meia, Planejamento Financeiro, IRC e Grupo de Estudos).

Projetos

Para fornecer a todos educação financeira para aprimorar o seu desenvolvimento pessoal e contribuir para o fortalecimento da sua cidadania, foi desenvolvido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA–RP) em parceria com a entidade estudantil Clube de Mercado Financeiro o “Projeto Pé de Meia”, que tem como objetivo fornecer o conhecimento básico sobre educação financeira. O Projeto é estruturado em 3 vertentes:

Pé de Meia Junior - Tendo em mente que as crianças são o futuro do país, o Pé de Meia Junior oferece educação financeira para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio das escolas de Ribeirão Preto e região.
Pé de Meia Consulta - Através de um atendimento personalizado, o Pé de Meia Consulta acompanha familias semanalmente, a fim de ajuda-las a realizarem seus sonhos, seja ele sair do endividamento ou tornar possível uma viagem desejada.
Pé de Meia Executivo - Destinada a empresas e adultos no geral, o Pé de Meia Executivo oferece palestras ministradas pelos membros do Clube de Mercado Financeiro sobre os temas de Economia, Planejamento Financeiro, Investimentos, Financiamentos e Cartão de Crédito.

Maiores informações: https://www.facebook.com/cmfusp/