Atlética.png

 

A Associação Atlética Acadêmica Flaviana Condeixa Favaretto tem como objetivo central fornecer e estimular as práticas desportivas dentro do ambiente universitário.

Artigos acadêmicos sobre a prática esportiva e a sua relação com a formação dos indivíduos vem sendo publicados, comprovando os benefícios que a prática desportiva pode oferecer as pessoas, especificamente aos nossos universitários. A seguir apresentamos alguns desses benefícios.

A doutora em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Luana Luamar da Silva, utiliza em seu artigo a definição de Coelho, I. (1984) para as práticas desportivas, como sendo: “um desporto de formação, cuja função principal é social, visando o bem estar do estudante universitário sendo impossível negar a contribuição do desporto acadêmico para aproximação do ser humano, de seu relacionamento, do incentivo ao coleguismo, e também ao incentivo à formação de novas lideranças”.

Ainda nesse artigo a autora identifica que o fator motivacional mais importante para a participação em campeonatos universitários é o prazer e, não necessariamente, a vitória. Um fato inesperado obtido com a pesquisa foi o fato de mesmo quando questionados sobre a condição física e a manutenção da boa forma, as respostas foram voltadas para o desempenho no campeonato e não nos aspectos físicos individuais que geram comumente insatisfações nos jovens da atualidade.

Outro artigo intitulado “A integração pelo esporte” escrito pelo vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco(2007), Gilson Edmar, reitera os benefícios que a prática desportiva proporciona aos estudantes universitários, como é possível identificar nessa compilação do artigo original:

Durante o período da competição, os jovens podem ter um aprendizado muito diversificado. O saber ganhar é fácil. O reconhecer uma derrota é muito difícil para alguém que se preparou longamente, com sacrifícios de outras atividades, para obter a vitória. Mas, a vida também será, para eles, constituída de ganhos e perdas. É preciso, desde cedo, se estruturar psicologicamente para estes momentos e o esporte ajuda bastante na formação desses futuros cidadãos.

A convivência com outros atletas dos diversos países participantes faz desenvolver em nossos jovens a capacidade de socialização. Também esse convívio permite que cada um conheça os costumes e a cultura de outros povos, necessários à consolidação de uma formação intelectual completa. Mas não é só importante o conhecimento com estrangeiros. Os dias passados juntos com os colegas brasileiros das diversas modalidades esportivas fortalecem, em cada um, o sentimento de equipe, caracterizado pela amizade, pela solidariedade e pela cumplicidade.

É desde cedo que se pode, através do esporte, ensinar o necessário trabalho em equipe, a maneira saudável de uma concorrência e como ser amigos e companheiros, solidários e sinceros. Isso deve ser feito desde os primeiros anos de vida, por iniciativa dos pais e como método pedagógico das escolas do ensino básico, fundamental e médio.

O esporte também favorece à inclusão social. São vários os exemplos de jovens em situações econômicas precárias, que mudaram sua condição social através da prática de uma atividade esportiva, com percepção da sua importância para a equipe, para o clube, para o País, aumentando a sua auto-estima. Também traz uma nova expectativa de vida para os portadores de necessidades especiais, inserindo-os no convívio de todos, sem discriminação.

Estrutura institucional

A A.A.A.F.C.F. segue uma estrutura matricial hierárquica. No primeiro nível encontram-se o presidente, o vice-presidente e o secretário. Logo abaixo encontram-se os 7 diretores subdivididos pelas áreas funcionais da entidade, sendo elas: Esportes(2diretores), Marketing(2 diretores), Eventos, Financeiro e Administrativo. Cada área tem a autonomia de nomear cargos gerenciais para melhor coordenação e execução de suas tarefas. Os membros ingressantes, após participarem das fases do processo seletivo, são alocados para a área que mais identifica com o seu perfil.

 

Maiores informações: https://www.facebook.com/atleticafeausprp