Orientações Gerais para oferecimento de um curso de Especialização

Para oferecimento de um curso de extensão, é necessário preencher os formulários Caracterização Acadêmica e Caracterização Financeira, caso seja pago.

Para o preenchimento da caracterização financeira, é necessário solicitar orientações do Assistente Financeiro da FEA-RP, senhor Sérgio Henrique Salles Paschoal - telefone: (16) 3315-0667.

Quanto à caracterização acadêmica, existem algumas especificações:

- Na parte reservada ao preenchimento dos ministrantes, caso seja docente USP regime RDIDP, é preciso informar também o número do CERT (verificar com o departamento) e prazo de validade (caso esteja vencido ou irá vencer antes do início do curso, é preciso substituir o docente, pois a Pró-Reitoria não aprova o curso em tais circunstâncias). No caso de docentes externos, é necessário que sejam cadastrados no sistema e para isso são necessárias as seguintes informações: Nome por extenso (sem abreviações), Sexo, Data de nascimento, Nome da mãe, Número do C.P.F., RG, Sigla do órgão expedidor, Data de expedição. Informar também um número de telefone do ministrante externo, caso precisemos de outros esclarecimentos. Deve ser enviado um currículo em arquivo do tipo doc ou pdf (pode ser o currículo lattes resumido). A participação de docentes externos deve ser justificada pelo coordenador do curso, em uma carta destinada ao Presidente da Comissão de Cultura da unidade. Para participação de servidores/funcionários USP, informar nome completo e nº USP ou CPF. Enviar ainda autorização dada pelo superior imediato. Obs.: a carga horária de ministrantes externos, para cursos de especialização, não deve ultrapassar 50% da carga horária total do curso.

- No campo 6 (Área temática, linha de extensão e área de conhecimento), verificar opções aqui

- Os campos para preenchimento de objetivo e justificativa devem ser formulados em linhas gerais e objetivas (máximo 255 caracteres).

- Na parte reservada ao programa do curso, informar o programa completo da(s) disciplina(s) do curso, inclusive bibliografia; qual ou quais docentes irão ministrar a disciplina e qual sua carga horária dentro de cada disciplina; informar se estão agrupadas em módulos; é necessário informar também o(s) dia(s) da semana e horário de oferecimento.

- Cursos pagos devem oferecer vagas gratuitas (10% do total de vagas oferecidas) e é obrigatório definir os critérios de isenção.

- Necessariamente deve constar como um dos critérios de aprovação freqüência de no mínimo 85% em cada disciplina.

No caso de haver participação de órgãos externos à USP, como, por exemplo, da FUNDACE, é necessário firmar convênio. Nesse caso, procurar orientações com a Sr.a Marjory Cristina Rovarotto Cardoso de Sales -  telefone: (16) 3315-9083, responsável pelo setor de convênios da unidade.

Características gerais do curso de especialização: requer graduação, carga horária mínima de 360 horas (não computados estudo individual ou em grupo, atividade extraclasse e monografia), exige 85% de presença, exige monografia (carga horária mínima de 40 horas).