Terça, 26 Agosto 2014 10:43

Confiança dos fornecedores do setor sucroenergético apresenta estabilidade

(1 Voto)

A rodada de agosto do Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético – ICFSS Reed Multiplus / Fundace, mostra estabilidade após queda apresentada na rodada anterior, divulgada em maio. Na comparação com o bimestre passado, o índice variou 0,01 ponto indo de 0,41 para 0,42 pontos, e seguindo abaixo do nível de confiança de 0,50 pontos.

Coordenado pelos professores Dr. Roberto Fava Scare e Dr. Luciano Thomé e Castro, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, o ICFSS é composto por indicadores que medem tanto as condições atuais quanto as expectativas dos gestores com relação ao setor. Os indicadores são compostos por quatro variáveis: economia geral, condições do setor, fornecedores e empresa em geral.

Em agosto, o indicador referente às condições atuais atingiu 0,35 pontos, semelhante aos 0,36 pontos obtidos na rodada de maio. Dentro deste indicador, a única variável que aumentou foi a que se refere à economia geral que saltou de 0,27 para 0,30 pontos. Dentre as demais variáveis do indicador, os destaques negativos foram os relacionados ao Sistema agroindustrial sucroenergético, que atingiu 0,31 pontos, e o relacionado às empresas, com 0,47 pontos, índices mais baixo desde que o ICFSS começou a ser medido, há 4 anos.

O indicador referente às expectativas dos gestores registrou um leve aumento em agosto, subindo de 0,44 para 0,45 pontos. Entretanto, o indicador também segue abaixo do nível de confiança. Todas as variáveis que compõem esse indicador também seguem abaixo do nível de confiança, com exceção da referente à empresa, que marcou 0,56 pontos.

De acordo com o relatório, o valor positivo da variável empresa dentro do indicador de expectativas é reflexo da busca dos fornecedores por novos mercados durante a entressafra da cana-de-açúcar, diante da atual crise no setor. O relatório destaca também que, segundo as empresas, o cenário econômico atual do setor é inquietante, devido ao fato do governo estar direcionando seus esforços para as eleições desse ano e pela falta de um planejamento político para o setor agroindustrial.

O que é o ICFSS - O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS) – Reed Multiplus/Fundace é uma ponderação que reflete a maneira pela qual os gestores avaliam as condições atuais e as expectativas em relação à economia brasileira, o sistema agroindustrial sucroenergético, o setor de fornecedores do setor sucroenergético e à própria empresa. Os indicadores variam no intervalo de 0,00 a 1,00. Valores acima de 0,50 pontos indicam empresários confiantes.

Esse indicador é construído bimestralmente por meio de telefonemas e internet pelo Programa de Pesquisas em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – AgroFEA Ribeirão Preto. O ICFSS conta com o apoio da Reed Exhibitions Mutiplus e da Fundace.

Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1995 pelos docentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP para facilitar o processo de integração entre universidade e comunidade. Website: http://www.fundace.org.br/

Lido 849 vezes