Sexta, 19 Novembro 2021 09:59

Equipe de alunos da FEA-RP vence Geo Challenge

Analisar ativos, simular as atividades no dia a dia de um fundo de investimento em ações e encontrar a melhor empresa daqui a cinco anos. Esses eram os objetivos do Desafio Geo Challenge 2021, promovido pela Geo Capital, uma gestora especializada em ações de empresas globais e vencido por um grupo de alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP.

A Shelby Capital foi formada pelos alunos Bruno Reis (ECEC), Guilherme Miqueleto (Economia) e Rodrigo Zanella (Administração), membros do Clube de Mercado Financeiro (CMF).

No os competidores fizeram a avaliação de uma empresa e na criação de uma tese de investimento que é baseada em uma análise qualitativa, quantitativa e no valuation da mesma. Os alunos foram campeões com uma tese na empresa ASML, companhia do setor de semicondutores sediada na Holanda e uma das maiores de tecnologia do mundo. Durante esse período, os alunos foram acompanhados por analistas profissionais e puderam apresentar os materiais produzidos aos sócios da gestora.

Foram 3 etapas: as duas primeiras consistiam na avaliação da empresa a partir de critérios previamente definidos e uma apresentação de sobre o negócio da companhia: atividades, produtos, seus concorrentes, países de atuação, entre outros fatores.

Na fase final, o grupo fez uma modelagem da empresa, projetando suas demonstrações financeiras, para chegar a um "preço justo", o que determinou a recomendação neutra na empresa (nem compra, nem venda).

Os alunos reconhecem que a faculdade oferece a base do conhecimento necessário para obter sucesso no desafio e que participar de uma entidade como o CMF também contribui para conhecer melhor o mercado financeiro.

“Utilizamos a base que recebemos da FEA-RP para aprofundar nosso conhecimento em temas relevantes para o mercado e para a competição, como Valuation, modelagem financeira, análise de empresas, criação de apresentações e outras habilidades que nos permitiram ganhar este e outros campeonatos nos últimos anos” explicam os alunos.

Por: Leonardo Rezende

Lido 873 vezes