Segunda, 04 Outubro 2021 13:31

André Aquino é transferido para a EACH

O professor André Carlos Busanelli de Aquino foi transferido, em atenção a seu pedido, para a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. A transferência foi efetivada em 1º de outubro.

A FEA-RP recebeu da EACH em permuta um cargo de professor doutor para o Departamento de Contabilidade (RCC), que será contratado via concurso público a ser realizado no início de 2022. Além disso, Aquino irá contribuir com o oferecimento das aulas e permanecerá credenciado no Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade.

Uma carreira de sucesso

Sua trajetória na USP começou com graduação e mestrado na Escola de Engenharia de São Carlos. Em seguida, fez doutorado em Controladoria e Contabilidade na FEA.  Ingressou na FEA-RP como docente em 2007 e é Professor Titular desde 2019.

Na FEA-RP, Aquino contribuiu em diversas funções acadêmicas e administrativas: foi membro da Comissão de Relações Internacionais e da Comissão Coordenadora do Curso de Economia Empresarial e Controladoria, foi coordenador  do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade. Foi também Editor-Chefe da Revista de Contabilidade e Organizações e Presidente da Comissão de Pesquisa da faculdade.

O professor se destacou também em outros institutos e universidades: é pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, pesquisador visitante na Universidade de Birmingham (Reino Unido), lidera o grupo de pesquisa Public Sector Accounting & Governance in Brazil (sites.usp.br/psag/) e foi um dos contemplados na última edição do projeto de Cátedras Francesas.

Sua atuação acontece também fora da USP: em 2020 foi eleito Diretor Administrativo e Financeiro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Além disso, é membro do conselho do International Federation of Scholarly Associations of Management e secretário no conselho do International Research Society for Public Management.

A pesquisa de Aquino é focada em rhythm, organizing e agency. “As diferentes formas de sincronização e ritmo organizam a ação cognitiva e material na interação coletiva. A temporalidade da interação organizacional e social afeta as bases cognitivas na ação humana (agency). Estou interessado em contextos sociais em que as expectativas do grupo são agregadas por um objetivo legítimo, tanto em organizações públicas, como em outras formas de organização coletiva, como eventos não comerciais baseados em tradição e cultura e projetos humanitários” explica o professor.

A FEA-RP agradece a dedicação ímpar e reconhece a contribuição de André Aquino nas esferas de ensino, pesquisa, extensão e em suas funções administrativas. Deseja muito sucesso profissional e pessoal nessa nova etapa da vida.

Por: Leonardo Rezende

Lido 1355 vezes Última modificação em Quarta, 06 Outubro 2021 14:30