Terça, 20 Abril 2021 11:14

GPublic é aprovado como centro de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados

(1 Voto)

O Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) foi formalizado como um centro de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) de Ribeirão Preto da USP.

Coordenado pelos professores Cláudia Souza Passador e João Luiz Passador, o grupo é registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, desde 2004, e conta com a participação de 7 professores e pesquisadores permanentes.

O grupo procura promover em suas atividades o desenvolvimento de estratégias e ações de transformação, a elaboração de políticas públicas e de práticas de gestão aderentes. “E articula a estes substantivos de propósitos as áreas finalísticas de saúde, educação, geração de emprego e renda, cooperação e gestão de redes, artes e cultura, integração territorial, dentre outras” explica a professora Cláudia.

Os coordenadores celebram a novidade: “O IEA é o espaço mais inovador e multidisciplinar na USP para realizar a discussão a respeito de políticas públicas com pesquisadores, formadores de opinião e representantes governamentais, garantindo o aspecto interdisciplinar e multiprofissional que caracteriza o GPublic”.

Uma das características do grupo e o que levou ao IEA, é a interdisciplinaridade: “A vocação do grupo de pesquisa é naturalmente interdisciplinar, seus membros são de distintas áreas e trabalham com temáticas que demandam uma abordagem sistêmica e integrada” explica a professora Cláudia.

Atualmente sua produção científica está direcionada em quatro linhas de pesquisa: Desenvolvimento Local e Territorial, Inovação Organizacional, Políticas Públicas Integradas e Avaliação de Políticas Públicas.

Mais informações: https://www.gp.usp.br

Por: Leonardo Rezende