Segunda, 06 Julho 2020 18:19

Professora da FEA-RP é indicada para cátedras do IEA

(1 Voto)

A professora Claudia de Souza Passador foi escolhida como membro de duas cátedras do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP: Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, no pólo de Ribeirão Preto e Cátedra de Educação Básica em São Paulo.

Passador irá atuar com articuladora e interlocutora das duas cátedras e dos seus conselhos consultivos, atuando junto aos catedráticos. Na Cátedra de Educação Básica também será responsável pela área de comunicação. Além disso, fará cooperação de suas pesquisas desenvolvidas junto ao Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da USP (GPublic), do qual também é coordenadora.

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte. Com quatro anos de duração total, a Cátedra focará sua atuação inicial na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ribeirão Preto.

O primeiro catedrático é o professor Mozart Neves Ramos, atual diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. Também foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco, presidente-executivo da organização Todos pela Educação e membro do Conselho Nacional de Educação.

A Cátedra de Educação Básica tem como objetivo identificar medidas que subsidiem políticas para o ensino básico a partir da análise de experiências inovadoras e de ações relacionadas à formação e desenvolvimento profissional de professores.

Foi lançada em 2019 a partir de convênio entre a USP, o Itaú Social – patrocinadora da iniciativa e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp). Seu titular é Naomar de Almeida Filho, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e ex-Reitor da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Por: Leonardo Rezende, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 1568 vezes Última modificação em Sexta, 10 Julho 2020 10:26