Quinta, 20 Fevereiro 2020 08:08

Marcos Fava Neves recebe homenagens da comunidade de Ribeirão Preto

Foto Marcos Fava NevesNatural de Lins, Marcos Fava Neves, é professor da FEA-RP e reside em Ribeirão Preto desde 1996. Sua história com a USP remonta a outros tempos: seu pai, Evaristo Marzabal Neves, foi professor e diretor da ESALQ, onde o próprio Marcos cursou Engenharia Agronômica.

No final dos anos 90 foi aluno de pós-graduação na FEA-USP: no mestrado foi orientado por Decio Zylbersztajn, que foi coordenador da nossa unidade quando ainda era uma extensão da FEA-USP em 2001, dando início ao processo de emancipação. No doutorado foi orientado por Marcos Cortez Campomar, que foi o primeiro diretor da FEA-RP.

Em dezembro de 2019, o professor recebeu o título de cidadão ribeirão-pretano, numa solenidade na Agência Credicitrus, que contou com a presença da família e de amigos. A iniciativa da homenagem veio do vereador Fabiano Guimarães, egresso da FEA-RP.

“Foi extremamente emocionante receber o reconhecimento, uma vez que estou aqui desde o final de 1995. Já são praticamente 25 anos aqui em Ribeirão Preto, que adotei como minha cidade oficial” comenta Marcos Fava.

Uma outra homenagem recebida foi um artigo do empresário Maurilio Biagi Filho, publicado na revista Revide. Intitulado “A Gratidão é do Agro, Professor!”, o empresário comenta: “Se a cadeia produtiva do Agro conseguiu os resultados apresentados, (...) deve isso, também, a pessoas como o professor. Com artigos, entrevistas, aulas e palestras, tornou-se um dos mais respeitados formadores de opinião e defensores do setor, mostrando o papel protagonista do Agronegócio do Brasil na Economia Mundial”.

Marcos celebrou o texto: “Fico muito contente em ler essa carta, que devidamente será guardada em um quadro para deixar na minha sala de pensamento no meu escritório. Quando você tem um reconhecimento de um empresário como ele significa que o nosso trabalho está na direção correta”.

O professor estende as homenagens recebidas ao Departamento de Administração, do qual hoje é vice-chefe, à FEA-RP e à USP: “Estamos chegando próximos a 1.500 administradores formados pela faculdade, além dos alunos dos departamentos de Economia e Contabilidade. Isso contribuiu muito com o empreendedorismo no município e no Brasil. É um valioso retorno à sociedade, porque formamos aqui multiplicadores, pessoas que criam oportunidades para outras” complementa o professor.

Marcos Fava explica que o agronegócio é fundamental para a economia de Ribeirão Preto: “A cidade tem a maior feira agrícola do Brasil, uma das maiores do mundo, é polo do pensamento do agronegócio mesmo não tendo uma área agrícola”. O professor explica também que o agronegócio em Ribeirão Preto e sua área de influência movimenta o setor de comércio e serviços na cidade.

Sobre o futuro, Neves acredita que a expectativa de crescimento do setor é extremamente alta para os próximos anos, uma vez que a demanda por alimentos cresce: “O Brasil atingiu uma posição muito importante no mundo como fornecedor mundial de alimentos, sendo essa uma de suas especialidades”.

Ainda de acordo com o professor, o ganho tecnológico do setor possibilitou um maior controle dos preços das commodities, maior eficiência e atendimento da demanda. E quanto mais o setor se desenvolver, melhores são as perspectivas para Ribeirão Preto e para o Brasil.

Por: Leonardo Rezende

Lido 2643 vezes Última modificação em Quinta, 20 Fevereiro 2020 14:43