Quinta, 19 Setembro 2019 15:31

Pró-Reitoria de Graduação promove eventos de Desenvolvimento e Capacitação Docente

Com o propósito de aprimorar ainda mais a qualidade do ensino de graduação na USP, a Pró-Reitoria de Graduação oferece o Programa de Desenvolvimento e Capacitação Docente.

Trata-se de uma série de oficinas ministradas nos diferentes Campi para que os docentes possam incorporar novas tecnologias e ferramentas de ensino.

Durante estes encontros esperamos também criar mais um espaço para a troca de experiências pedagógicas entre nossos professores, e com isso aprendermos com a diversidade de conhecimentos presentes na USP.

Oficina – Design thinking, laboratórios de simulação e gamificação como estratégias para o ensino: novas soluções para velhos problemas

Responsáveis: Prof. Dr. Hugo Tourinho Filho – EEFERP, Profa. Dra. Carmen Silvia Gabriel – EERP, Profa. Dra. Simone de Godói Costa e Profa. Roseli de Deus Lopes – EP

Metodologias ativas englobam uma concepção do processo ensino-aprendizagem que considera a participação efetiva dos alunos na construção de conhecimento por meio de ações em que assumam uma postura realmente protagonista. Na oficina serão apresentadas algumas ferramentas que buscam promover a excelência no ensino, tendo o aluno como centro do processo. Mais do que um conjunto de estratégias, o que se espera nesta oficina é que cada vez mais o educador se posicione como um mediador, um parceiro na construção de conhecimentos e que, consequentemente, não se coloque no centro do processo.

Oficina – Metodologias ativas na inovação do ensino superior

Responsáveis: Prof. Dr. Ulisses Araújo – EACH, Profa. Dra. Valéria Arantes – FE e Profa. Dra. Viviane Pinheiro -FE

A incorporação de metodologias ativas de aprendizagem como a aprendizagem baseada em problemas e por projetos, o design thinking, a cultura maker e várias outras, aliadas ao uso de tecnologias colaborativas, permitem a reinvenção dos modelos de ensino na graduação. Esta oficina mostrará exemplos de como isso vêm ocorrendo na USP, na EACH e em diversas instituições, e levará os participantes a desenvolverem experiências práticas de uso de tais processos no desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem nos mais diversos campos de conhecimento.

Número de vagas: 30

Oficina – Criação e publicação de vídeos: sua aula em diferentes tempos e espaços

Responsáveis: Prof. Dr. Fábio Gregori – FMVZ e Profa. Dra. Regina Melo Silveira – EP

Vídeos podem ser importantes recursos a serem utilizados durante o oferecimento das nossas disciplinas, inclusive dentro de uma proposta de ensino híbrido (blended learning). Nesta oficina vamos dialogar brevemente sobre o uso de vídeos e seus diferentes contextos pedagógicos. Em seguida, faremos a gravação e edição de um vídeo simples para que os professores possam se familiarizar com as técnicas e softwares utilizados. Ao final, faremos a publicação na plataforma E-Aulas USP para que seus alunos acessem estes materiais.

Programação Geral

programação

Horário: Manhã – 8h30 às 12h30 / Tarde – 13h30 às 17h30

Inscrições para Ribeirão Preto: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSed49ecVV3WF4BeUC_-tZJ87R_H1vyhajdM4XwF-0rNEPd5Xg/viewform

Mais informações: http://www.prg.usp.br/desenvolvimento-docente-2/

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Lido 1083 vezes Última modificação em Quinta, 19 Setembro 2019 16:03