Terça, 09 Abril 2024 12:00

A Comissão de Pesquisa e Inovação da FEA-RP promove seminário sobre impactos dos esforços de inovação no desempenho econômico de São Paulo

A Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) promove o seminário “Os impactos dos esforços de inovação sobre o desempenho da economia no estado de São Paulo entre 2003 e 2016: uma análise espaço temporal”. O seminário irá demonstrar a importância das economias de regionalização no estado de São Paulo, apontando a relevância das interações nos referidos espaços para a dinâmica do desenvolvimento econômico regional.

À luz das mais recentes teorias da economia regional, que consideram o espaço como um recurso econômico, a pesquisa examinou a presença de efeitos de spillovers provocados pela capacidade produtiva local e pelas habilidades e esforços de inovação sobre o desempenho econômico dos municípios paulistas. A análise exploratória dos dados especializados entre os 645 municípios paulistas apontaram a existência de significativa correlação entre o valor adicionado dos municípios e as variáveis proxy’s relacionadas ao esforço de inovação e à presença de setores de média-alta e alta intensidade tecnológica.

Será apresentado pelo Dr. Sandro Renato Maskio, Pós-Doutorando do Departamento de Economia da FEA-RP.
Sandro é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), mestre em Economia Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), com foco em política fiscal e sustentabilidade, e doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). É economista da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Santo André e docente na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, na Escola Superior de Administração e Gestão (Strong ESAGS) e na Universidade Metodista de São Paulo. Possui experiência em análises econômicas regionais e setoriais e desenvolvimento de políticas públicas e domínio no uso de mecanismos estatísticos e econométricos.

O evento acontecerá na FEA-RP em 25 de abril, às 16h, na sala 30 do Bloco A.

Por: Helen V. F. Carvalho, Assistência de Comunicação da FEA-RP

Acontecerá em 25 de abril, às 16h, na FEA-RP

O evento acontecerá na FEA-RP em 25 de abril, às 16h, na sala 30 do Bloco A.

Por: Helen V. F. Carvalho, Assistência de Comunicação da FEA-RP

Lido 236 vezes Última modificação em Terça, 09 Abril 2024 12:42