Terça, 04 Julho 2023 10:24

Alunos de Contabilidade Empresarial e Análise de Demonstrações Contábeis visitam usina em Pitangueiras

No início do último mês, alunos das disciplinas de Contabilidade Empresarial (1º ano do curso de Administração noturno) e Análise das Demonstrações Contábeis da FEA-RP realizaram uma visita à Usina Pitangueiras, localizada no município de Pitangueiras-SP. Essa visita, coordenada pelo ministrante da disciplina, o Prof. Ricardo Luiz Menezes da Silva, do Departamento de Contabilidade da unidade, teve como objetivo conectar a sala de aula com um segmento específico do meio empresarial, como forma de gerar reflexões críticas relacionadas aos objetivos pedagógicos da disciplina.

De acordo com Silva, “a disciplina se propõe a estudar o desempenho financeiro e econômico de entidades de diferentes setores, possibilitando assim a conexão com o mundo empresarial, seja em indústrias, comércio, bancos entre outros”. Dessa forma, na concepção do docente, “entender o modelo de negócios e suas características torna-se imprescindível para a leitura adequada das demonstrações contábeis, um dos objetivos propostos pela disciplina”.

A escolha pelo segmento do agronegócio se justifica pelo fato de o docente ser pesquisador no setor sucroenergético e pela consequente rede de contatos e parcerias estabelecidas ao longo dos últimos anos.

Em um primeiro momento, os estudantes conheceram a parte histórica e a contabilidade da usina, o que permitiu ter uma ideia da dimensão das operações do negócio, além dos resultados contábeis da empresa. O contador Claudio Lotufo, presente durante parte da visita, detalhou aos alunos os principais custos do negócio, fornecendo detalhes a respeito da produção, bem como acerca dos riscos e oportunidades da usina. Na sequência, foram apresentados dados da indústria e da área agrícola, com destaque para o controle interno das operações por meio de um sistema de gerenciamento das principais atividades.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de entender na prática a relevância da questão ambiental sobre o resultado financeiro da empresa e como ela pode trazer resultados positivos decorrentes da participação em programas ambientais, como o RenovaBio, que consiste em uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME), lançada em dezembro de 2016, que visa a expandir a produção de biocombustíveis, fundamentada na previsibilidade e sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Segundo Silva, essa experiência “possibilitou que os alunos tivessem um conhecimento sobre a proporção dos investimentos, coerente com os números que foram analisados em sala de aula antes da visita”. Para o docente, “é essencial oportunizar ao corpo discente experiências que ultrapassem os muros da universidade e assim possibilitar a promoção da compreensão e da capacidade de aplicação dos instrumentos e técnicas da administração a diferentes situações, bem como mostrar na prática a importância do papel do administrador nos diferentes tipos de organização, além das empresariais, tal como se propõe o Projeto Político Pedagógico do curso”.

Por: Ricardo Luiz Menezes da Silva (Docente do Departamento de Contabilidade) e Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 466 vezes Última modificação em Terça, 04 Julho 2023 13:39