Quinta, 18 Mai 2023 14:15

Com 54,1% de ingressantes de escolas públicas, vestibular 2023 foi o mais inclusivo da história da USP

(1 Voto)

Mais da metade dos estudantes aprovados no vestibular 2023 da USP são oriundos de escolas públicas. Das 10.662 vagas preenchidas, 5.714 são de alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas (EP), ou seja, 54,1%, sendo que 2.020 estudantes são também do grupo Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Trata-se do maior percentual atingido pela Universidade desde o início da política de reserva de vagas destinadas a esses estudantes, aprovada pelo Conselho Universitário em 2017. As cotas foram adotadas de forma escalonada desde o vestibular de 2018, até atingir 50% das vagas reservadas para candidatos oriundos de escolas públicas.

Sobre a reserva de vagas para escolas públicas também incide o percentual de 37,5% de cotas para estudantes autodeclarados PPI, índice equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo verificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para acessar a notícia completa, clique aqui.

Por: Erika Yamamoto, Redação Jornal da USP.

Lido 382 vezes