Segunda, 20 Março 2023 13:33

Professor Dirceu se despede da FEA-RP

(1 Voto)

Em fevereiro de 2023, foi publicada no Diário Oficial a aposentadoria do professor Dirceu Tornavoi de Carvalho, do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP.

Carvalho é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é mestre, doutor e livre-docente em Administração pela Universidade de São Paulo. Atuou como professor auxiliar e assistente antes de se tornar professor doutor em março de 2000. Tornou-se professor associado em 2004, foi professor visitante na Universidad de La Frontera (Chile), na Ghent University (Bélgica), na Inholland University (Holanda) e visiting scholar na Vanderbilt University (EUA) e, desde 2000, é coordenador do MBA em Marketing da Fundace.

Entre 2018 e 2020 foi Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FEA-RP/USP e Membro da Câmara de Cursos de Extensão, órgão assessor do Conselho de Cultura e Extensão Universitária (CoCEx) da Reitoria USP, levando o nome da unidade na Feira USP e as Profissões em diferentes oportunidades.

Prof. Dirceu durante a participação da FEA-RP na 13ª Feira USP e as Profissões de 2019.

Além disso, também em 2018 assumiu a Presidência da Comissão Gestora do Escritório de Relações Empresariais da FEA-RP e foi o Coordenador Geral da Comissão Organizadora da 1ª Semana Empresarial da FEA-RP - SEFEA 2018, uma iniciativa que desde sua idealização até hoje tem como objetivo promover maior integração entre os cursos de graduação e colocar os alunos de graduação em contato com o universo corporativo. Soraya B L Raspantini,  Assistente de Gestão Estratégica e membro do Escritório, menciona que Carvalho teve um importante papel na criação e consolidação do Escritório, e sempre foi engajado em proporcionar meios de interação entre o cotidiano da universidade e das empresas.

IMG_8364.jpg   Dirceu.JPG   IMG_8342.JPG

Para o Prof. João L. Passador, chefe do Departamento de Administração da FEA-RP, “o Prof. Dirceu representa, de forma muito legítima, a primeira geração de professores da unidade. Sempre muito engajado em ações voltadas ao desenvolvimento do Curso e do Departamento de Administração e, por conseguinte, da Unidade e da Universidade como um todo. Certamente um profissional vocacionado e comprometido com o seu mister”. O docente titular do departamento destaca ainda “o forte espírito institucional, o respeito às causas republicanas e a especial dedicação às atividades de cultura e extensão, adotando sempre uma postura muito amistosa com os pares, invariavelmente gentil e cordial na relação com colegas docentes, funcionários e alunos" como algumas das características que marcaram a trajetória do Prof. Dirceu na FEA-RP.

Carvalho foi ainda Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais de 2004 a 2006 e atuou como revisor de periódicos nacionais e internacionais. As mais de duas décadas de docência foram marcadas por uma intensa produção científica que lhe renderam premiações, além de homenagens das primeiras turmas do MBA em Marketing pela Fundace.

E por falar na fundação, Cristina B. Lima, Assistente Acadêmica da FEA-RP, se recorda que o Prof. Dirceu teve um papel fundamental para a sua criação ainda na década de 90, assumindo a função de Diretor de Projetos durante a primeira Diretoria da Fundace. Além disso, a servidora - que está na unidade há mais de 30 anos - destaca que foi dele a ideia da estruturação do “FEA-RP de Portas Abertas”, um evento promovido anualmente, e que tem como objetivo apresentar a faculdade e os cursos por ela oferecidos a alunos do ensino médio e cursinho da cidade de Ribeirão Preto e região.

Na docência e na pesquisa atuou principalmente nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Estratégia de Marketing e Negócios Internacionais.

Aproveite sua aposentadoria com bastante saúde e disposição, Prof. Dirceu!

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 576 vezes Última modificação em Segunda, 20 Março 2023 14:17