Quinta, 18 Agosto 2022 09:27

FEA-RP disponibiliza infraestrutura para prototipagem

Os membros da comunidade do campus já podem utilizar a infraestrutura do Laboratório Maker de Prototipagem instalado no Teias Empreendedorismo e Inovação. Sediado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), o Teias foi inaugurado em junho de 2022 com o objetivo de permitir a integração dos estudantes das diferentes áreas científicas do campus com a área de negócios, por meio de atividades de promoção do empreendedorismo e da inovação. A lista completa de equipamentos está disponível aqui e para agendamento acesse aqui.

Localizado no mezanino do prédio, o Laboratório Maker possui impressoras 3D de alta resolução, máquina de corte e gravação a laser, estação de solda, soprador térmico, equipamentos básicos de eletrônica como osciloscópio e gerador de funções, assim como kits básicos de robótica. Segundo André Lucirton, diretor da FEA-RP, a infraestrutura do Laboratório Maker permite colocar os estudantes em contato com tecnologias que fazem parte da linguagem dos negócios. “Com a infraestrutura que possuímos podemos, por exemplo, criar protótipos que fazem uso da internet das coisas e realizar ensaios de automação. Para os estudantes da FEA-RP, este conhecimento possibilita desenvolver aplicações que mudam as técnicas de administrar os negócios.”

O professor Alexandre Dias, da Comissão de Gestão do Teias, acrescenta que a infraestrutura do Laboratório Maker contribui para o estímulo ao empreendedorismo tecnológico na Universidade. “A infraestrutura disponibilizada pelo Teias é para toda a comunidade acadêmica do campus e permite dar materialidade às ideias de estudantes e professores. Os equipamentos do Laboratório Maker podem ser utilizados para testes de conceito, o que é importante para a análise preliminar de viabilidade técnica e planejamento do design de produtos. Esta é uma etapa fundamental no processo empreendedor e o Teias quer contribuir para transformar essas ideias em inovações.”

Mais informações: teias@fearp.usp.br

Por: Rodrigo Basso, via Jornal da USP.

Lido 347 vezes