Sexta, 08 Julho 2022 15:41

Carlos Alberto Grespan Bonacim assume como novo chefe do Departamento de Contabilidade

O professor Carlos Alberto Grespan Bonacim foi eleito o novo chefe do Departamento de Contabilidade (RCC) da FEA-RP, juntamente com o professor Roni Cleber Bonizio, que será vice-chefe. O mandato teve início no dia 7 de julho de 2022 e terminará em 6 de julho de 2024.

Compete à chefia do departamento convocar e presidir as reuniões do Conselho, representar o Departamento de Contabilidade na Congregação e no Conselho Técnico Administrativo (CTA) da unidade, além de orientar as atividades do pessoal docente, técnico e administrativo do departamento.

Bonacim comenta que a agenda prioritária da nova gestão está relacionada à implementação de uma nova grade curricular, inovadora e de vanguarda, para o curso de Ciências Contábeis e à implementação do projeto pedagógico do curso de Finanças e Negócios, iniciada ainda na gestão da Profa. Adriana M. P. de Araujo. No âmbito do ensino, destaca a importância de retomar redes de colaboração na pós-graduação, por meio da participação de professores visitantes, e enfatiza a necessidade de fomentar processos de internacionalização.

Para o novo chefe do Departamento de Contabilidade, três são os desafios para sua gestão: a retomada presencial das aulas após a pandemia e a incorporação de novas tecnologias como ferramentas de ensino-aprendizagem; garantir esse retorno “com qualidade e cada vez com menos docentes”; e finalmente tornar as estruturas curriculares mais flexíveis.

Bonacim possui graduação em Ciências Contábeis, mestrado e doutorado em Controladoria e Contabilidade e livre-docência em Contabilidade Governamental, todos pela Universidade de São Paulo. Foi vice-coordenador do curso de Ciências Contábeis entre 2011 e 2013 e coordenador do curso de Economia Empresarial e Controladoria (EcEC) em duas ocasiões: entre 2013 e 2015 e; de 2015 a 2017. O novo chefe do departamento foi ainda membro das Comissões Coordenadoras dos Cursos (CoCs) dos cursos de Contábeis e EcEC e suplente da Presidente da Comissão de Graduação (CG) durante dois mandatos consecutivos. Até sua eleição, atuou como vice-chefe de Departamento de Contabilidade e foi membro titular do Conselho do Departamento de Contabilidade da FEA-RP. Tem experiência na área de Contabilidade Governamental, com ênfase em Controladoria na Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos e orçamentação no setor público, avaliação de desempenho (saúde/hospitais e educação) e contabilidade pública governamental.

Com graduação em Ciências Contábeis e mestrado e doutorado em Controladoria e Contabilidade, Bonizio foi membro da Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico do Departamento de Contabilidade e Supervisor de Estágios do mesmo departamento. Atuou como membro titular da Comissão de Cultura e Extensão Universitária e foi membro do Conselho Municipal do Turismo de Ribeirão Preto (Comturp), como representante da FEA-RP. Desde 2021 é membro titular da Comissão de Coordenação (CoC) do curso de Ciências Contábeis e possui como linhas de pesquisa as áreas de Controladoria e Sistemas de Informação e de Contabilidade Gerencial.

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 649 vezes