Segunda, 04 Julho 2022 16:35

Projeto “Aprendiz Cidadão" terá início no campus USP de Ribeirão Preto

(1 Voto)

No dia 12 de maio de 2022, foi firmado o convênio que institui o projeto “Aprendiz Cidadão” no âmbito do campus da USP de Ribeirão Preto e que tem por objetivo promover a capacitação teórica e prática a jovens e adolescentes com idades entre 14 e 18 anos que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou risco social.

O projeto de aprendizagem profissional, lastreado no Decreto nº 9579, consiste na cooperação entre: todas as unidades do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na qualidade de órgão público; o Senac como entidade qualificada para a formação técnico-profissional; a Fundação de Educação para o Trabalho (Fundet) como executante do projeto e responsável por recrutar esses jovens; o Juizado Especial da Infância e da Adolescência (JEIA) da Justiça do Trabalho como agente facilitador e; a Usina Bela Vista S.A. como empresa contratante.

Ao longo de 24 meses, os jovens aprendizes recrutados pelo projeto serão capacitados para o exercício da profissão de auxiliar de escritório a partir do conteúdo programático do Curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo que será oferecido pelo Senac de Ribeirão Preto.

Para tanto, se submeterão a uma jornada semanal de 18 horas: duas jornadas teóricas semanais de três horas cada ministradas pelo Senac e, três de atividades práticas de quatro horas cada. Sob a supervisão de um servidor da Universidade de São Paulo (tutor voluntário do projeto), esses jovens aprendizes desenvolverão atividades de Auxiliar de Escritório e Assistente Administrativo previamente descritas.

O referido convênio contemplará a capacitação de 180 jovens aprendizes ao todo, terá vigência de cinco anos e será desenvolvido em quatro etapas. Para cada etapa, será formada uma nova turma para capacitação téorico-prática com duração de dois anos.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para
a sua própria produção ou a sua construção”
(Paulo Freire)

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 981 vezes