Terça, 12 Abril 2022 22:42

Teias é o novo espaço de empreendedorismo e inovação da FEA-RP e do campus

Teias Empreendedorismo e Inovação é o nome do coworking sediado na FEA-RP, onde anteriormente foi sede da Livraria Atlas.

Segundo a professora Simone Galina, coordenadora da Comissão de Criação do Teias, o espaço foi pensado para permitir a integração dos alunos das diferentes áreas científicas do campus com a área de negócios por meio de atividades de promoção do empreendedorismo e da inovação, além de proporcionar um espaço para capacitação de alunos em gestão de negócios e servir como um espaço para apoio e mentoria de projetos empreendedores. A professora Simone afirma que o espaço buscará catalisar novas ideias que possam avançar ao longo da cadeia de inovação, criando sinergia com os demais atores do sistema local de inovação.

“Com o Teias, o campus vai ganhar um local para fortalecer o relacionamento com a comunidade de negócios, servir como um espaço para a articulação do campus com seu ecossistema de inovação (Auspin, Inova, Supera, Sebrae, Mover) e proporcionar a integração dos conhecimentos de áreas científicas com os conhecimentos e práticas de negócios no processo de formação de times multidisciplinares para desenvolvimento de projetos e startups”, complementa o professor Alexandre Dias, que também integra a Comissão.

Como usar o Teias
Qualquer membro da comunidade acadêmica do campus poderá utilizar o espaço, que contará com salas multifuncionais e de reuniões, espaços colaborativos de trabalho, cabines individuais, laboratório maker (com infraestrutura de impressora 3D e de circuitos impressos) e copa. Alunos de graduação e pós-graduação de todas as unidades poderão utilizar o espaço para trabalharem em projetos de empreendedorismo e inovação, enquanto os professores do campus poderão utilizá-lo para a realização de mentorias, treinamentos e capacitações, além de outras atividades conectadas com o propósito do espaço. Inicialmente, o Teias funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h.

Tour virtual 360º
Foi lançada uma versão virtual imersiva do Teias. O acesso é gratuito e pode ser feito por qualquer navegador. O visitante consegue, apenas com o mouse, conhecer os ambientes do espaço, cuja inauguração está prevista para maio. É possível também utilizar um equipamento de realidade virtual para visualizar as imagens.

Acesse o site do Teias ou clique nas imagens abaixo:

teias_6.png

teias_5.png

teias_4.png

teias_3.png

teias_2.png

teias_1.png

Conceito
“Sociedades contemporâneas produzem conhecimento e geram valor ao aplicá-lo comercialmente. Resultados de impacto para a sociedade são gerados a partir de redes de colaboração, teias sociais e conexões de pessoas e recursos.

Acreditamos na integração entre negócios e ciência para a geração de ideias, soluções inovadoras e ativos de conhecimento com valor. Ambientes formatados para envolver pessoas contribuem para a inspiração e criação de soluções, estimulam o trabalho colaborativo e a criatividade, incentivam a integração de indivíduos e o compartilhamento de conhecimento e técnicas. Soluções estruturadas tecnicamente para poderem durar no tempo e no espaço devem servir a sociedade, entregando valor e gerando riqueza e desenvolvimento.

O espaço Teias Empreendedorismo e Inovação busca conectar o conhecimento em negócios e as descobertas científicas servindo como um ambiente catalisador para a criação de soluções inovadoras e de empreendimentos de base tecnológica economicamente viáveis e sustentáveis.”

Mais informações: teias@fearp.usp.br

Por: Leonardo Rezende