Segunda, 31 Janeiro 2022 09:55

Pós-graduação inicia as primeiras aulas presenciais

(1 Voto)

No último dia 24, a faculdade promoveu as primeiras aulas no formato presencial da pós-graduação. O professor Fernando Antônio de Barros Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Economia - Área: Economia Aplicada (PPGE), ministrou a disciplina de Nivelamento de Matemática.

O curso de Nivelamento de Matemática tem como objetivo assegurar que todos os alunos ingressantes no PPGE estejam familiarizados com técnicas matemáticas usadas em disciplinas obrigatórias e eletivas do programa.

Esta é a primeira disciplina a seguir as regras estabelecidas pela Portaria GR 7687, na qual ficou estabelecido que as aulas de graduação e de pós-graduação, teóricas ou práticas, serão oferecidas de forma presencial.

O documento também determina que as atividades podem “incorporar as experiências de ensino mediadas por tecnologia digital”. Os sistemas instalados nas salas de aula possuem câmera, sensor, microfone e apresentam excelente qualidade de áudio e vídeo.

Entre os recursos estão: sistema automático que silencia e elimina os ruídos de fundo, rastreamento de voz que enquadra automaticamente o professor e integração com plataformas como Google Meet e Zoom. Foi instalado também um segundo monitor para que o professor possa acompanhar o programa de transmissão em um, e a turma que está no ensino on-line em outro.

02.2022 Retorno presencial pós 2 Aula de nivelamento com o professor Fernando Antônio de Barros Júnior

O professor celebrou o retorno: “Foi muito prazeroso poder estar novamente dentro de uma sala de aula com os alunos. Apesar de toda tecnologia que temos, as aulas presenciais são muito mais eficientes e permitem uma dinâmica muito mais interessante com os alunos. Estando frente a frente com os alunos é possível ´sentir´ como eles recebem cada informação. Também percebi que os alunos estavam ansiosos por poder frequentar novamente aulas presenciais”.

Fernando também destaca que a pandemia ainda não acabou e deve-se tomar o máximo de cuidado. “Como estávamos com uma turma de tamanho médio e uma sala grande, foi possível manter um bom distanciamento. Além disso, todos estávamos de máscaras e tínhamos álcool disponível para fazer higienização das mãos. Minha impressão final é de que o ambiente de sala de aula é bem mais seguro do que outros ambientes que frequentamos como, por exemplo, os supermercados”, comenta o professor.

Por: Leonardo Rezende.

Lido 576 vezes Última modificação em Sexta, 04 Fevereiro 2022 10:59