BannerOut

Intercâmbio via Convênios FEA-RP (Comissão de Relações Internacionais da FEA-RP)

Na FEA-RP os alunos têm a oportunidade de fazer intercâmbio acadêmico internacional. Esses intercâmbios são com o único e exclusivo fim para estudo numa universidade no exterior.

Há diversos meios para realizar o intercâmbio, como: através da Comissão de Relações Internacionais – CRInt FEA-RP (convênios da FEA-RP), Agência USP Internacional (Convênios USP), outros programas de intercâmbio com ou sem bolsa auxílio.

O aluno deve cumprir alguns requisitos para participar desse e de outros programas. O processo seletivo do Programa de Intercâmbio  CRInt FEA-RP acontece semestralmente, sempre na primeira quinzena de março (para viajar no segundo semestre do mesmo ano) e na primeira quinzena de agosto (para viajar no primeiro semestre do ano seguinte).

O International Office da FEA-RP organiza o Programa de Intercâmbio CRInt FEA-RP, outras oportunidades que possam surgir dos convênios da FEA-RP e auxilia os alunos nos trâmites dos demais programas da Agência USP Internacional.

Para maiores informações sobre intercâmbios via Comissão de Relações Internacionais da FEA-RP, clique aqui.

Intercâmbio via Convênios USP (Agência USP Internacional)

A Agência USP Internacional organiza diversos programas de intercâmbio, com e sem bolsa. Entre esses programas estão o Ciência sem Fronteiras, Bolsas Santander, Bolsas Fundação Botín. Normalmente as divulgações são semestrais e o International Office divulga e publica essas oportunidades no Facebook, site e por email.

 

Para acessar os editais da Agência USP Internacional clique aqui.

Para informações sobre intercâmbios via Convênios USP (Agência USP Internacional) clique aqui.

 

Intercâmbios sem convênios

Quando o aluno realiza intercâmbio com convênio FEA-RP ou USP ele fica isento do pagamento das taxas acadêmicas e temos algumas vagas garantidas a nossos alunos. Quando o aluno tem interesse em estudar em uma universidade estrangeira que não tem convênio conosco, o aluno realiza a aplicação diretamente com essa universidade, que normalmente cobra taxas e aplica processos de seleção rigorosos. Além disso, o intercâmbio numa instituição conveniada facilita o processo de aproveitamento de créditos estudados no exterior.

 

Intercâmbio com bolsa

Atualmente as bolsas disponíveis a alunos FEA-RP são as promovidas pelo Santander e Agência USP Internacional (veja acima).  Quando há bolsas esporádicas, o International Office divulga as informações no site, Facebook e email. Fique sempre atento para estar atualizado!

 

Se você vai fazer intercâmbio e precisa dos dados de coordenadores

No application form da universidade estrangeira muitas vezes é necessário inserir dados de coordenadores. O aluno precisa inserir os dados corretos: O Institutional Coordinator é o Presidente da CRInt. O Academic Coordinator ou Department Coordinator é o Coordenador do seu curso. Para saber os dados corretos e atualizados, consulte os seguintes sites do International Office e dos departamentos da FEA-RP:

 

Passaporte

O passaporte é um dos documentos essências para qualquer programa de intercâmbio. Se você tem interesse em estudar fora, providencie um! Os passaportes têm validade de 5 anos. Se o seu está vencendo ou está vencido, providencie a renovação o mais rápido possível. Para mais informações, clique aqui.

 

Proficiência

Ter proficiências nos idiomas também é essencial para qualquer programa de intercâmbio. Se você tem interesse em estudar fora, providencie o quanto antes!

Cada universidade exige comprovação de conhecimento em ao menos um idioma. Normalmente a exigência é o idioma local e algumas vezes um segundo idioma, como inglês. E geralmente o aluno precisa comprovar proficiência em um ou outro idioma. As exigências de idiomas são latualizadas e listadas em cada um dos Editais. Confira aqui os dados mais recentes para intercâmbios com os convênios da FEA-RP.

 

Vistos

O aluno que for fazer intercâmbio, ao ser aceito pela universidade estrangeira, recebe uma carta, normalmente denominada Acceptance Letter. Com esse documento e outros que o consulado/embaixada exigir o aluno deve dar entrada ao pedido de visto de estudante. Para receber a carta o aluno deve providenciar a documentação completa exigida pela universidade de destino, entregar no International Office, que irá encaminhar para devidas assinaturas na unidade e psoteriormente irá enviar por email e correio para o exterior. Cada aluno é responsável por providenciar a documentação e conseguir a emissão do visto de estudos.

Se vocês tiver dúvidas quanto aos procedimentos, procure os sites de consulados e embaixadas do país no qual você fará intercâmbio. As informações são sempre bem explicadas nos sites próprios.

 

Seguro Médico Internacional

O Seguro Saúde não é obrigatório para a entrada nos países do exterior, porém é fortemente recomendado que os brasileiros contratem esse serviço quando irão viajar para fora do país.

Diferentemente do que se pensa, nem todos os países tem atendimento médico gratuito para estrangeiros. Emergências médicas e acidentes podem acontecer a qualquer momento durante a viagem, e de acordo com a gravidade, o atendimento pode ser financeiramente extraordinário.

Os viajantes que já possuem algum problema de saúde devem ser especialmente cautelosos antes de viajar, e recomenda-se uma consulta com o médico.

O Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens, a Associação Brasileira de Cartões de Assistência e a Associação Brasileira das Operadores de Turismo desenvolveram uma cartilha com mais informações sobre a contratação de seguro médico internacional:

"Informações gerais e orientações sobre assistência de viagem."

 

Para saber mais

Entre em contato com o International Office FEA-RP

  • Endereço: Av. Bandeirantes, 3900, sala 42, Blco B2 da FEA-RP
  • Telefone/Fax: +55 16 3315-4969
  • email: international@fearp.usp.br
  • facebook.com/iofficefearp
  • Horário de atendimento: dias úteis, das 9h às 12h e das 16h às 19h
  • Horário de atendimento durante a pandemia: dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17h (não presencial).