Segunda, 22 Abril 2019 11:43

#OpenFEARP: Escritório de Relações Empresariais

Por sugestão do Conselho Consultivo Externo, o Escritório de Relações Empresariais e sua Comissão Gestora foram criados em abril de 2016. O Escritório tem por objetivo construir relações cada vez mais produtivas entre as empresas e a universidade, por meio de mecanismos que promovam maior aproximação entre as atividades acadêmicas e o ambiente empresarial, em benefício dos alunos, professores, das organizações parceiras e de toda a sociedade brasileira.

Entre as atividades do Escritório que mais se destacam, ressalta-se o Programa de Parceria Universidade Empresa - um instrumento central do escritório, que tem por objetivo promover e facilitar a aproximação das empresas no ambiente universitário. As atividades do Escritório de Relações Empresariais vão ao encontro de uma demanda dos alunos, matriculados e egressos, os quais frequentemente apontam a necessidade de maior integração com a realidade prática do mercado de trabalho.

Outro aspecto apontado pelos alunos é a necessidade de uma maior diversidade nas formas de ensino, o que pode ser contemplado com a presença de profissionais externos que, de certa forma, quebram a rotina das aulas e podem servir de incentivo para um maior engajamento com a disciplina, seja pela maneira como o conteúdo é exposto ou pela oportunidade de interação ou resolver/apresentar um estudo de caso real para um empresário.

Pela perspectiva dos docentes, as atividades são mais uma ferramenta, do corpo acadêmico, disponível para fomentar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. É uma estrutura que permite ao professor diversificar seu conteúdo de aula sem, necessariamente, ter de prospectar profissionais no mercado. As empresas, por sua parte, obtém uma oportunidade de interação com futuros profissionais que virão a integrar seus quadros, além de fortalecer sua marca, manter-se próxima do ambiente de inovação e pesquisa da universidade, e colher benefícios palpáveis, como a resolução dos casos.

Oportunidades disponíveis aos alunos

- Programa de mentoring
- Programa de parceria universidade-empresa
- Semana Empresarial da FEA

Você que é aluno e gostaria de desenvolver algum projeto envolvendo a aproximação empresa-universidade nos procure, será um prazer recebê-lo e ajudá-lo.

Telefone e email: sbrites@usp.br; 3315-9021

Link para mais informações: https://www.facebook.com/escritorio.fearp/

Lido 3102 vezes Última modificação em Terça, 23 Abril 2019 08:57