Terça, 30 Outubro 2018 15:28

FEA-RP presta homenagem a Dante Pinheiro Martinelli

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP realizou uma homenagem ao professor Dante Pinheiro Martinelli no dia 29/10. Martinelli se aposentou recentemente após 37 anos de dedicação à Universidade de São Paulo, sendo 26 deles na FEA-RP.

O evento solene teve início com vídeo de duas ex-orientadas do professor: Flavia Angeli Ghisi Nielsen, Head dos Programas de Gestão do Hospital Albert Einstein e Carla Ventura, recém-aprovada em concurso de professor titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Nielsen destacou a forma atenciosa e a disponibilidade que Martinelli sempre demonstrou como professor, assim como uma pessoa de ética e generosidade. Ventura também destacou que ele sempre teve “extremo cuidado com os detalhes, carinho com todos a sua volta e como professor e pesquisador nos motivava a acreditar que podemos ser sempre pessoas e profissionais melhores”.

Em seguida, foi a vez de Marcos Fava Neves, professor titular da FEA-RP, que fez um histórico da carreira de Dante e destacou vários aspectos da convivência pessoal e profissional que tiveram, uma história de 22 anos. Fava Neves se emocionou ao destacar a importância que o homenageado teve em sua carreira: “O Departamento de Administração e a FEA-RP ficam menores sem você”.

Outra homenagem foi feita por Glaucius Oliva, Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos. Oliva mencionou os familiares de Martinelli, também docentes da USP, e a proximidade que tiveram a partir de 2007 quando ele era diretor do IFSC, e Dante era Coordenador de Administração Geral da USP (CODAGE). Comentou sobre a importância do Conselho Consultivo Externo da FEA-RP, do qual é membro, e que tal iniciativa foi uma inovação importante para a gestão pública, criada na gestão de Martinelli quando Diretor da FEA-RP.

Patrícia, filha mais nova de Dante, falou sobre a trajetória dele, com destaque para o lado pessoal. Contou sobre a dedicação ímpar ao ensino, pesquisa e à gestão na FEA-SP, FEA-RP e na USP, sempre também pensando no melhor para a família e incentivando que as filhas tivessem a melhor educação possível. Comentou também sobre como os orientados estiveram presentes na vida dele e sobre como era um professor rígido.

Em seguida, muito emocionado, Dante agradeceu às falas que prestaram homenagem a ele. O professor André Lucirton Costa, Diretor da FEA-RP também falou sobre Martinelli. Em nome da faculdade, Marcos Fava Neves entregou uma placa comemorativa e Soraya B. Loureiro Raspantini, Assessora de Gestão Estratégica, entregou um presente: uma gravata, um símbolo dos alunos, com o nome do homenageado e o logo da FEA-RP.

Cristina Bernardi Lima, Assistente Acadêmica, fez algumas considerações finais sobre a importância do docente, o cumprimento de sua missão como educador, as relações de amizade estabelecidas e a intenção de continuar contando com a contribuição do homenageado em atividades acadêmicas da faculdade e da USP. Ao encerrar o evento, o professor André Costa convidou todos os participantes para o descerramento da placa com a composição da diretoria de 2014 a 2018, no saguão do Bloco A.

Dante Pinheiro Martinelli

Foi professor Titular da FEA-RP, aposentou-se em setembro de 2018. Possui graduação em Economia e em Administração, mestrado, doutorado e livre-docência em Administração, todos pela FEA-USP. Realizou programas de pós-doutorado no Canadá, na École des Hautes Études Commerciales (HEC) e Université du Québec. Tem experiência em Administração de Pequenas e Médias empresas (PME), atuando principalmente nos seguintes temas: visão sistêmica, negociação, desenvolvimento local e o papel das pequenas e médias empresas, simulação empresarial e jogos de empresas.

É autor de dezesseis livros e de dezenove capítulos de livro sobre Negociação, Visão Sistêmica, Desenvolvimento Local e Pequenas e Médias Empresas nas Editoras Atlas, Saraiva e Manole. Publicou mais de 180 artigos completos em periódicos e em anais de congressos, no Brasil e no exterior. Concluiu a orientação de 17 Mestres e 9 Doutores. Participou de mais de 300 bancas de Concursos para Titular, Livre-Docência, Doutorado, Mestrado, Qualificação e Trabalhos de conclusão de curso.

Atuou como coordenador da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo. Foi vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Instituto para a Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo (IVEPESP) desde a sua fundação, em 2009.

Na administração da universidade, foi Coordenador de Administração Geral da USP (CODAGE), diretor Vogal da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) e vice-coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa da USP Center for Organization Studies (CORS)​. Na FEA-RP foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações e Diretor da unidade.

A gravação da cerimônia está disponível aqui. Confira as fotos:

Texto por: Leonardo Rezende, Assessoria de Comunicação da FEA-RP

Fotos por: Eduardo Gula, Seção Técnica de Informática da FEA-RP