Sexta, 17 Agosto 2018 08:47

Aluno da FEA-RP recebe menção honrosa em congresso científico

Yago Marinzeck, ex-aluno da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, recebeu menção honrosa na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O trabalho que Yago apresentou, Proposta de melhorias para a matriz de competências do diretor escolar de uma Secretaria Estadual de Educação embasadas na identificação de melhores práticas administrativas em gestão escolar teve orientação do professor Alexandre Pereira Salgado Junior, do Departamento de Administração da faculdade e foi desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica da USP. A jornada ocorreu entre dias 22 e 28 de julho, na Universidade Federal de Alagoas.

O aluno já havia recebido menção honrosa no SIICUSP do ano passado, pelo projeto Análise das escolas públicas municipais brasileiras do ensino fundamental II mais eficientes na geração de resultados no IDEB: uma análise DEA dois estágios, também sob orientação do professor Salgado, motivo pelo qual foi indicado para ser um dos representantes da USP na JNIC.

Marinzeck destaca que sua pesquisa foi pensada em duas etapas fundamentais: na primeira, foi feita análise comparativa de dados para verificar as melhores práticas em gestão de escolas públicas, com foco nas que obtém alto desempenho em testes padronizados como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A segunda etapa deu continuidade aos trabalhos ao utilizar os resultados da primeira etapa e assim propor melhorias para a Matriz de Competências dos Diretores Escolares do Estado de São Paulo.

Agora formado, Yago pretende seguir carreira acadêmica e empreender, objetivos traçados ainda durante a graduação: “Acreditamos que esse projeto - e outros realizados pelo [Grupo de Estudos em Eficiência] GREFIC - conseguem externalizar importantes benefícios para a sociedade, tendo em vista que o objetivo fundamental é a proposta de melhorias para a gestão das escolas públicas brasileiras através da aplicação de boas práticas administrativas e pedagógicas que foram pesquisadas. A principal contribuição desse tipo de trabalho é realizar uma aplicação prática de conhecimento científico acumulado e, dessa forma, cumprir com nossa função social enquanto universidade pública: retribuir a sociedade que nos financia.”

Por: Leonardo Rezende, Assessoria de Comunicação da FEA-RP

Lido 2668 vezes