Quarta, 30 Março 2016 14:13

A estatística em todos os lugares

Média, mediana e moda, medição de variabilidade, correlação, gráficos e tabelas. Esses são alguns dos termos levados pelo professor Gilberto Aparecido Prataviera, do Departamento de Administração, a alunos do Ensino Médio de uma escola pública por meio do projeto de pré-iniciação científica “Estatística em todos os lugares”.

O projeto é desenvolvido por Prataviera desde agosto de 2015 na Escola Estadual André Donatoni, localizada em Ibaté (SP). O objetivo é introduzir os alunos no processo de pesquisa científica que utilize análise estatística e envolva as etapas de definição de um conjunto de dados empíricos para análise, coleta de dados e utilização de técnicas básicas de estatística para análise desses dados.

Todas as semanas, o professor da FEA-RP vai até a escola, onde orienta as alunas Karolaine Lorraine Morgado e Raphaela Ribeiro Nicolau. “Desenvolver projetos como esse nas escolas públicas é muito importante porque ajuda os alunos a criarem ideias”, afirma Prataviera.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelas alunas no projeto, estão estudos e solução de exercícios propostos com base no livro “Estatística: Introdução Ilustrada”, de Sonia Vieira e Ronaldo Wada (Editora Atlas). Além disso, elas participam da organização de seminários e palestras apresentados pelo professor na escola.

A próxima etapa do projeto será criar um problema de pesquisa que envolva a análise de dados por meio de técnicas básicas de estatística. De acordo com Prataviera, o problema de pesquisa tem que ser atual e estar alinhado ao dia a dia das alunas. “Muito provavelmente elas irão realizar uma pesquisa junto a alunos e professores para verificar as opiniões sobre a proposta do governo [estadual] de remanejamento das escolas”, afirma.

Para saber mais sobre o Programa de Pré-Iniciação Científica da USP, acesse o site da Pró-Reitoria de Pesquisa: www.prp.usp.br/preic

Foto: Arquivo Pessoal
pre iniciacao gilberto
Professor desenvolve o projeto na Escola Estadual André Donatoni, localizada em Ibaté (SP)