Quarta, 16 Dezembro 2015 09:53

Enactus leva consultas oftalmológicas gratuitas a 160 pessoas

No domingo (13/12), a entidade estudantil Enactus FEA-RP levou consultas oftalmológicas gratuitas a 160 pessoas no bairro Vila Elisa, em Ribeirão Preto. A ação fez parte do “Domingo da Saúde Tio João”, realizado no antigo Lar Acolhedor de Menores (Laram), atualmente conhecido como Espaço Tio João.

Óculos de grau gratuitos foram produzidos no local e entregues a 42 pessoas, que tiveram a necessidade de uso diagnosticada após passarem pela consulta. Toda a ação contou com a parceria do Projeto VerBem, desenvolvido pela ONG Renovatio ligada ao Enactus do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).

Além disso, alunos da Faculdade de Odontologia (FORP/USP) e da Faculdade de Medicina (FMRP/USP) estiveram no local para dar instruções sobre diversos temas como escovação dos dentes, doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, entre outros.

A ação contou com a parceria das empresas JP Hotéis, Vita Citrus, Flormel e Hiperaguas.

Imagens: Pedro Ignacio

- Projeto Tio João
O “Domingo da Saúde Tio João” é uma das muitas ações desenvolvidas pela Enactus FEA-RP no antigo Laram. Desde o início de 2015, a entidade estudantil trabalha no planejamento de reestruturação da ONG onde tem como objetivo a educação das crianças e adolescentes e a geração de renda para a comunidade por meio de práticas sustentáveis.

Em fevereiro de 2016, o Espaço Tio João passará a contar com aulas de inglês, português, formação social, formação ambiental e futebol. Até o início do segundo semestre, o objetivo é reformar o local usando técnicas sustentáveis. A ideia é otimizar o espaço e adotar atitudes para reduzir o custo energético, com a reutilização de recursos como a água da chuva e também energia solar.

O projeto de reestruturação da ONG desenvolvido pela Enactus FEA-RP foi campeão do Prêmio Unilever de Empreendedorismo Sustentável, realizado em julho.

Lido 3179 vezes